Feriado ensolarado e muito seco em São Paulo
No litoral, Cetesb alerta para a presença de microalgas.
O feriado de 7 de setembro segue bastante aproveitável em todo estado de São Paulo com predomínio de sol forte, porém a atenção da população deve ser redobrada com os índices de umidade do ar muito baixos no período da tarde.
Sol forte depois da névoa
A Grande São Paulo tem uma quinta-feira ensolarada e quente, depois do friozinho e da névoa do começo da manhã. O aeroporto de Congonhas reportou névoa e Guarulhos registrou nevoeiro.
A temperatura máxima na capital pode alcançar os 27°C. Com a presença da forte massa de ar seco e sem a chuva, a qualidade do ar fica prejudicada na região metropolitana. Hoje, os níveis de umidade do ar poderão ficar entre 20% e 30% no período da tarde.
Acompanhe aqui as temperaturas para a cidade de São Paulo nos próximos dias
Foto: Maria Clara Machado. São Paulo/SP.
Amanhecer com névoa e lua cheia na zona sul da capital paulista neste feriado
Ar muito seco no interior
No interior paulista a grande massa de ar seco também deixa o céu com poucas nuvens sem possibilidade de chuva. Os níveis de umidade relativa do ar podem se aproximar de 12% especialmente no noroeste do estado, deixando cidades em emergência. Ontem (6), Jales registrou umidade do ar de apenas 12% pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Franca a umidade caiu para 13% e em Valparaíso para 14%, de acordo com o INMET.
No centro-oeste paulista os valores de umidade devem ficar em torno dos 20% nesta tarde e no leste e sul do estado entre 20 e 30%.
Foto: Regina Macedo. Jambeiro/SP.
Microalgas no litoral
No litoral paulista, a nebulosidade diminui e o sol aparece mais forte neste feriado. Todas as praias ficam com o tempo firme. O mar está calmo, no entanto, a CETESB alerta para a ocorrência de microalgas no litoral. A maior concentração foi detectada pela Companhia entre Caraguatatuba e Ubatuba.
"Diante deste quadro, mesmo em praias consideradas próprias, a CETESB não recomenda o uso das águas para banhos em locais onde a presença das manchas marrom avermelhadas forem detectadas, pois esses organismos podem provocar, quando presentes em altas densidades, irritação à pele", avisa o órgão.