Festival MegaCities ShortDocs recebe inscrições até janeiro
Festival de curtas documentários dedicado a iniciativas sustentáveis e cidadãs nas maiores cidades do mundo promove sua nona edição. O objetivo é promover engajamento e acima de tudo, agir por um mundo mais unido e respeitoso com o planeta. Na edição 2022 o Brasil foi responsável por 80 das 350 inscrições globais.
O MegaCities ShortDocs, festival de documentários cidadãos, lançado há 9 anos em Paris, e que chegou ao Brasil numa parceria da marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris entra na reta final e recebe inscrições até o próximo dia 15 de janeiro pelo site www.megacities-shortdocs.org (na versão em português).
O Festival é válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo, 17 no Brasil). Destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais de impacto positivo para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo.
O MegaCities ShortDocs é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um curta-metragem de, no máximo, 4 minutos, destacando uma iniciativa local que responda a um desafio urbano e a uma questão econômica, social ou ambiental em suas cidades.
Os curtas devem testemunhar soluções concretas imaginadas por e para os habitantes, mas também por associações locais, metropolitanas ou internacionais, setor público, instituições e empresas.
As categorias
- Melhor Curta Documentário.
- Melhor Curta Estudante.
Prêmio - menção para os assuntos
- Crise Climática Urbana (4 e/ou 15 minutos).
- Proximidade Feliz - Cidade de 15 minutos (4 e/ou 15 minutos).
- Melhor Iniciativa Urbana.
No Brasil, o júri escolhido pela São Paulo São, integrado por especialistas e convidados ligados ao tema, vai avaliar os concorrentes em cinco categorias. Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os temas Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana. .
A partir da seleção dos melhores pelos jurados, serão concedidos 6 prêmios nesta 9ª edição, com um valor total de € 11.500. Três dos vencedores também serão convidados para o Festival de Cinema de Cannes e o melhor curta premiado subirá as escadas do Festival em 24 de maio de 2024.
A iniciativa no Brasil conta com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, da TV Cultura, da ESPM - Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB - Câmara de Comércio França Brasil, do Consulado Francês, da Aliança Francesa Brasil e da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade.