Fiat híbrido flex chega em novembro; veja quais são os carros
Inicialmente, Stellantis deverá lançar sistema Fiat híbrido flex em SUVs compactos, com preços em torno de R$ 130 mil a R$ 140 mil
A Fiat vai lançar seus primeiros carros híbridos flex no Brasil em novembro. Conforme publicado pelo Jornal do Carro há pouco mais de um mês, a marca italiana do Grupo Stellantis, do qual também fazem parte Citroën, Jeep e Peugeot, entre outras, era a mais cotada para estrear a tecnologia que une motor a combustão e sistema eletrificado. Na Stellantis, essa solução foi batizada de Bio-Hybrid e, em breve, será oferecida também em outros produtos tanto da Fiat quanto das demais marcas.
Assim, o detalhamento das apostas da companhia em eletrificação foi apresentada por seu CEO global, Carlos Tavares, no início de de 2022, em um evento do qual o JC participou. Na ocasião, ele disse que o Brasil é o terceiro maior mercado para o Grupo, atrás de Europa e Estados Unidos. Porém, as vendas despencaram a partir da pandemia de covid-19, sobretudo no no Velho Continente. Agora, a Stellantis vem enfrentando problemas também nos EUA, o que pode até causar a saída do executivo português.
Conforme o CEO da Stellantis, como os custos de produção são autos, o mercado de carros elétricos ainda é muito restrito aos países mais ricos. Nesse sentido, ele pondera que os flexíveis, por exemplo, que podem usar etanol para reduzir as emissões, garantem o acesso de mais compradores ao mercado. Por isso, a companhia decidiu apostar nos híbridos leves flex para oferecer veículos mais eficientes e, assim, iniciar o processo de ?popularização? de seus modelos eletrificados na América Latina.
Bio-Hybrid reduz consumo e emissões
Como resultado, em agosto de 2023 a Stellantis apresentou os novos sistemas de eletrificação de sua linha de automóveis no Brasil. Em evento para a imprensa na fábrica da Fiat, em Betim (MG), foram reveladas quatro plataformas de carros, todas com algum tipo de eletrificação. Ou seja, a Bio-Hybrid, que inclui híbridos leves e híbridos plug-in, ambos com motores a combustão que podem utilizar etanol, bem como 100% elétricos. A mais simples será lançada em novembro em dois modelos da Fiat.
Embora a empresa não confirme, esses carros vão utilizar o sistema do tipo micro-híbrido (ou híbrido-leve). Para isso, a planta mineira receberá investimentos de R$ 14 bilhões entre 2025 e 2030. Dessa forma, as primeiras apostas serão modelos com grande apelo junto ao público que está disposto a pagar um pouco mais para ter acesso a tecnologias de ponta. Portanto, estamos falando de SUVs compactos.
Fiat híbridos flex serão SUVs compactos
Agora ficou fácil; os primeiros a ter essa solução são os Fiat Pulse e Fastback que, aliás, foram flagrados em testes de rodagem. Na versão mais simples, há um gerador com potência equivalente a 4 cv que atua como alternador e também auxilia na partida do veículo. Além disso, o sistema traz bateria de íons de lítio para aumentar a oferta de torque em subidas e ultrapassagens, por exemplo. Ou seja, o conjunto tem a função ?boost?. Com isso, o motor elétrico gera 3 kW e garante menor consumo de combustível, bem como melhora o desempenho em acelerações.
Seja como for, o pulo do gato do sistema para reduzir as emissões está, sobretudo, em sua atuação no período em que o motor a combustão ainda está frio e, portanto, precisa de mais combustível para mover o veículo. Segundo João Irineu Medeiros. vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, o aumento do uso do etanol combinado à eletrificação pode melhorar a eficiência do carro em até 20%. O engenheiro conversou com o JC em vários eventos, inclusive feitos pelo Estadão.
Preço de Fiat híbrido flex será competitivo
Ainda não há informações sobre os preços dos novos modelos com o sistema Fiat híbrido flex. Porém, a marca pretende ?popularizar? a tecnologia e, por isso, os valores não devem ser muito maiores que os das linhas atuais. No site da Fiat, o preço do Pulse, para São Paulo, vai de R$ 107.990 a R$ 152.990 ? no caso da versão esportiva, Abarth. A expectativa é de que o sistema estrei nas versões intermediárias. Dessa forma, o Fiat híbrido flex mais barato deverá ter tabela em torno dos R$ 130 mil.
Por fim, o Fastback é um pouco mais caro. Os preços sugeridos partem de R$ 119.990 e podem chegar a R$ 167.990, também para a configuração Abarth. Entretanto, seguindo a mesma lógica, a expectativa é de que o modelo tenha tabela em torno dos R$ 140 mil com o sistema híbrido leve flex. Para comparação, a diferença de preço entre um sedã Toyota Corolla Altis com motor flexível e outro híbrido é de somente R$ 2.600. Na prática, isso corresponde ao abastecimento de uns 20 tanques do modelo com etanol.