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Folder, flyer ou catálogo: fazer marketing por meio impresso integra a estratégia de diferentes empresas

11 dez 2017 - 16h28
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É fato que o mundo está cada vez mais digital. Boa parte dos processos do cotidiano agora é informatizado e está conectado de alguma forma, seja por um smartphone, tablet ou computador. A era de conexão digital está em plena ascensão, sem previsão para acabar ou esmorecer.

Foto: DINO

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2016, o número de indivíduos de 10 anos ou mais que utilizam a Internet passou de 58%, em 2015, para 61%, em 2016. Os índices apontam ainda que o Brasil conta com 107,9 milhões usuários de Internet. E a tendência é que esses números sejam maiores a cada nova pesquisa.

Esta é uma característica que não pode ser ignorada por quem já é ou quer se tornar empreendedor. A empresa precisa estar conectada e atualizada de acordo com os parâmetros da modernidade para não ser "engolida" e se perder entre tantas outras.

Além disso, existem algumas práticas tradicionais de divulgar o trabalho e apresentar a empresa a clientes e parceiros que nunca saem de moda: marketing por meio de impressos.

Flyer: feito para voar

Que atire a primeira pedra quem nunca passou alguns minutinhos observando os detalhes de uma promoção em um flyer distribuído na rua. Também chamado de panfletos , os flyers são uma excelente estratégia de divulgação, mas é necessário ter em mente qual é o público que se deseja atingir.

A própria origem do termo "flyer" indica que ele foi feito pra "voar", para passar de mão em mão e espalhar a informação. Por isso eles são muito utilizados por supermercados, restaurantes, salões de beleza, organizadores de shows e eventos, gráficas , concessionárias, entre muitos outros exemplos. Justamente por ser tão popular, o flyer é um dos materiais impressos mais democráticos.

Mas fique atento às informações que serão colocadas nele. O conteúdo precisa ser conciso e, ao mesmo tempo, deve prender a atenção de quem tiver o flyer em mãos.

Uma chamada em fonte grande acompanhada por um subtítulo explicativo (se necessário) vai deixar claro o que está sendo oferecido. Fotos ou ilustrações acompanhadas de informações complementares também são uma boa forma de atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, otimizar o pequeno espaço disponível em um flyer.

Depois de despertar o interesse e a curiosidade, é fundamental que a marca, assinatura e contatos estejam bem evidentes para que o seu público saiba exatamente como e onde encontrar a empresa.

Folder, o conteúdo na palma da mão

Uma alternativa um pouco mais refinada e ideal para apresentar produtos e serviços em ações promocionais e eventos corporativos é o folder . Na língua inglesa, "fold" significa dobra. Enquanto os flyers não possuem dobras, são justamente elas que facilitam o manuseio dos folders e favorecem a absorção do conteúdo frente e verso. Com mais de duas páginas (ou quatro faces de impressão) de conteúdo, os folders requerem um cuidado maior com o design, mas oferecem possibilidades mais criativas.

É possível explorar, através do folder, que a identidade visual da empresa remeta imediatamente ao produto ou serviço que está sendo apresentado ao seu público. Os formatos e dimensões devem ser escolhidos com cuidado, bem como a qualidade do papel. Em muitos casos, esse material impresso será o primeiro contato do cliente ou parceiro com o negócio.

Catálogo: aposta no visual

Ter um catálogo de produtos e serviços online e de fácil acesso é um excelente recurso, dependendo de qual é o segmento da empresa. Mas, além de mais democrático, é inegável que o catálogo impresso mantém o charme e não vai causar estranhamentos em ninguém.

Também chamados de brochuras , os catálogos impressos são a oportunidade de apostar no visual, com fotos e descrições mais detalhadas.

Diferente dos flyers e folders, o catálogo vai além de despertar a curiosidade e o interesse do cliente: quando bem desenvolvido, cria necessidades de consumo. Além disso, os catálogos se tornam investimentos ainda melhores no longo prazo, porque seu público tende a guardá-los para eventuais consultas no futuro.

Escolher sempre com cuidado

Assim como os cartões de visita, os flyers, folders e catálogos devem ser produzidos com rigoroso controle de qualidade: correção ortográfica, paleta de cores adequada e qualidade de papel compatível com a identidade da empresa que queira apresentar. Ter a liberdade de personalizar as características do material impresso que precisar é apenas uma das vantagens oferecidas pela Gráfica Eskenazi.

"Cada encomenda recebida na nossa loja online é única e tratada com toda cautela, porque a qualidade do nosso produto vai influenciar diretamente no marketing dos nossos parceiros. Por isso, a Eskenazi está há 60 anos construindo história no mercado gráfico brasileiro", comenta Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi .

Quer saber mais? Acesse: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

Website: http://www.LojaGraficaEskenazi.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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