Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Furacão Helene atinge costa da Flórida com ventos de 225 km/h

De acordo com o PowerOutage.US, mais de 1,5 milhão de clientes estão sem energia nos estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia

27 set 2024 - 08h18
(atualizado às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O furacão Helene atingiu a costa perto de Perry, no estado da Flórida (EUA), como categoria 4, trazendo ventos de 225 km/h e rajadas ainda mais fortes.

Imagem de satélite mostra furacão e depois a tempestade tropical Helene, depois que se moveu para o interior da Flórida e Geórgia
Imagem de satélite mostra furacão e depois a tempestade tropical Helene, depois que se moveu para o interior da Flórida e Geórgia
Foto: NOAA / National Hurricane Center / Perfil Brasil

Este fenômeno meteorológico é registrado como o furacão mais intenso a atingir a região costeira conhecida como Big Bend. A força e a rapidez deste furacão estão causando uma série de eventos destrutivos, afetando severamente diversas localidades.

Conforme o Helene avança para o interior dos EUA, ele enfraquece gradualmente e é agora classificado como uma tempestade tropical com ventos de aproximadamente 113 km/h. A localização atual é a 64 km a leste de Macon, no estado vizinho da Geórgia, e 257 km a sudeste de Atlanta, movendo-se a uma velocidade de 48 km/h para o norte.

Consequências do furacão Helene

Até o momento, foram relatadas pelo menos três mortes pelas autoridades em decorrência dos eventos associados ao furacão Helene:

  • Flórida: Uma pessoa faleceu após uma placa cair e atingir um carro na Interestadual 4 perto de Ybor City, em Tampa, de acordo com o governador Ron DeSantis;
  • Geórgia: Duas pessoas perderam a vida após serem atingidas por um tornado relacionado à tempestade do furacão Helene em Álamo, conforme informado pelo prefeito da cidade à CNN.

O Helene continuará provocando tempestades, inundações e ventos destrutivos, afetando áreas que vão além de onde o centro do furacão fez a sua entrada inicial na costa. A previsão é que a tempestade siga até o Tennessee nesta sexta-feira à tarde, mantendo-se ainda perigosa.

Impacto nos serviços de energia no sudeste

As chuvas intensas e os ventos fortes do furacão Helene estão causando interrupções generalizadas nos serviços de energia e inundações em toda a região sudeste dos EUA. O solo, já saturado pelas tempestades dos dias anteriores, está em risco de deslizamentos e mais inundações, o que complica os esforços de recuperação e restauração dos serviços básicos.

De acordo com o PowerOutage.US, mais de 1,5 milhão de clientes estão sem energia após o Helene atingir a costa na noite de quinta-feira. A distribuição dos clientes sem energia no sudeste foi reportada da seguinte forma às 23h32, horário do leste dos EUA:

  • Flórida: 1.282.585 clientes;
  • Geórgia: 244.657 clientes;
  • Carolina do Norte: 17.357 clientes;
  • Virgínia: 7.221 clientes;
  • Carolina do Sul: 23.170 clientes.

Resposta das autoridades

Esforços de evacuação foram realizados em várias áreas, e abrigos de emergência foram estabelecidos para auxiliar os desalojados. As equipes de resposta rápida estão trabalhando incansavelmente para restaurar os serviços essenciais, como energia elétrica e abastecimento de água, bem como para limpar os destroços e desobstruir as rotas principais de transporte.

A infraestrutura local está comprometida. Estradas foram danificadas, pontes estão intransitáveis e diversas construções sofreram danos severos. Todo o esforço é concentrado em avaliações rápidas e ações efetivas para restabelecer um grau de normalidade. O Centro Nacional de Furacões continua emitindo alertas e atualizações constantes para manter a população informada e segura.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade