Furacão Milton: primeiras mortes são confirmadas na Flórida
No condado de Saint Lucie, as mortes foram confirmadas, O xerife Keith Pearson relatou "múltiplas fatalidades", sem estimar o número exato de mortes. Erick Grill, porta-voz dos bombeiros, destacou o crescimento no número de feridos
As autoridades americanas confirmaram as primeiras mortes devido à passagem do furacão Milton no estado da Flórida. Descrito como um dos mais perigosos furacões recentes, Milton causou destruição significativa e perdas trágicas.
O furacão tocou o solo na Flórida, deixando um rastro de destruição em várias cidades. Dados do NHC (Centro Nacional de Furacões) indicam que o olho do furacão passou por Siesta Key, no Condado de Sarasota, com ventos de até 193 km/h. Autoridades locais se mobilizaram rapidamente para socorrer as vítimas e minimizar os danos causados pelo fenômeno.
Mortes confirmadas
No condado de Saint Lucie, as mortes foram confirmadas, abalando a comunidade local. O xerife Keith Pearson relatou "múltiplas fatalidades", sem estimar o número exato de mortes. Erick Grill, porta-voz dos bombeiros, destacou o crescimento no número de feridos. O furacão não poupou estruturas, danificando mais de 100 casas e causando tragédias em abrigos e lares de repouso.
Retirada da população
Com a aproximação de Milton, o governador da Flórida Ron DeSantis emitiu diversos alertas de tornado. Mais de 19 tornados causaram ainda mais destruição nas áreas já afetadas pelas intensas chuvas e ventos. Centros de evacuação em Sarasota, por exemplo, ficaram superlotados, abrangendo quase 10 mil pessoas e 1.700 animais de estimação.
Por que a Flórida é frequentemente atingida por furacões?
A Flórida é um estado especialmente vulnerável a furacões. A posição geográfica na proximidade com o Golfo do México e o Caribe contribui para a formação e intensificação desses fenômenos. A combinação de águas quentes e ventos favoráveis cria condições ideais para a formação de tempestades potentes.
Desde 1851 até 2023, a Flórida foi atingida por 120 tempestades, tornando-se um dos estados mais frequentemente impactados. Este ano, a passagem de Milton segue o rastro de destruição deixado por furacões anteriores, exigindo respostas rápidas e eficientes das autoridades.
Milton, um furacão como nunca antes visto?
O furacão Milton se formou na costa mexicana e, rapidamente, intensificou-se enquanto se dirigia à Flórida. Durante sua trajetória, causou danos significativos em outras regiões, como inundações e apagões em Cuba e México. A tempestade tropical se transformou em um furacão devastador, exemplificando sua formidável força ao ultrapassar ventos de 280 km/h.
Ver essa foto no Instagram