Garoto de 14 anos resolve questões de exatas do ITA, vestibular mais difícil do país
Com uma linguagem descontraída, repleta de gírias, Gustavo compartilha seus vídeos nas redes sociais
Em um quartinho improvisado na cidade de Araçagi, no interior da Paraíba, o adolescente Gustavo Viana, de apenas 14 anos, encontrou a fórmula do sucesso para viralizar no TikTok: não são as danças dos hits do momento ou esquetes de humor, mas sim, a resolução de problemas de exatas. Com sua lousa branca montada e a câmera do celular preparada, Gustavo mostra como responder a questões do vestibular mais difícil do país, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Ao G1, Gustavo contou: "o que me trouxe notoriedade foi a minha didática. Eu escolho a questão, vou interagindo com o telespectador e ensinando as pessoas com dificuldade em matemática".
Com uma linguagem descontraída, repleta de gírias, Gustavo compartilha suas "Dicas do Guga". Nas redes sociais, ele já conquistou mais de 3,5 milhões de visualizações em um vídeo desde o início de fevereiro. Seus seguidores ficam impressionados com sua habilidade em simplificar complexos problemas matemáticos. Nos comentários não faltam elogios e admiradores, desde aqueles que agradecem pela existência de Gustavo até os que expressam surpresa ao ver um adolescente de 14 anos resolvendo logaritmos.
A inspiração de Gustavo vem de sua mãe, falecida em 2022, que também compartilhava vídeos com dicas de estudo, mas na área de língua portuguesa. Morando atualmente com sua avó, Gustavo é aluno do 1º ano do ensino médio em uma escola particular e sempre teve facilidade na escola. Dessa forma, seu interesse por conteúdos mais avançados de exatas o levou a assistir videoaulas e resolver questões mais difíceis na internet. Neles, o garoto usa o tempo para poder explicá-las aos seus seguidores de maneira simplificada.
Planos futuros em exatas
O garoto, que guarda um histórico de notas altas no boletim escolar, explica que começou a estudar sozinho para aprender mais: "passei a estudar por fora, porque quero seguir o caminho da engenharia, e as matérias que ensinam na escola não caem nos concursos em que quero passar. No colégio, é como se fosse sempre o básico do básico".
"Meu hobby é estudar. Quando estou focado, estudo sem pausas das 6h às 11h e penso em como abordar os temas no meu canal", compartilha Gustavo. Enquanto aguarda pelo vestibular, ele também se diverte construindo miniaturas de parques usando materiais recicláveis como palitos de picolé e fios descartados.
* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.