Gato Galactico, ídolo infantil, é acusado de apologia ao nazismo
As acusações vieram à tona após uma postagem do influenciador, em que ele falava sobre tomar leite puro e usava uma camisa verde
Recentemente, Ronaldo Souza, mais conhecido na internet como Gato Galactico, se envolveu em uma polêmica devido a acusações de disseminar símbolos relacionados ao neonazismo nas redes sociais. As alegações foram levantadas por internautas, que apresentaram preocupação, já que a maior parte do público do influenciador é composto por crianças.
Reagindo à consequente revolta dos usuários, Ronaldo se defendeu afirmando não possuir qualquer vínculo com ideologias ou práticas discriminatórias e autoritárias. O caso aconteceu na última quinta-feira (27), no X (antigo Twitter)
Qual foi o início da polêmica envolvendo Gato Galactico?
Ronaldo Souza publicou em sua conta do X uma postagem em que defendia a legalização do leite cru. Em possível alusão ao debate da legalização da maconha, impulsionado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte da erva, Gato Galactico afirmou que "Não faz o menor sentido ser ilegal".
A comercialização para o consumidor do leite sem pasteurização é proibida por lei (Nº 66.183, de 5 de fevereiro de 1970) no Brasil.
Entretanto, diversos internautas interpretaram a postagem como uma apologia ao nazismo. Isso porque beber leite puro é associado aos nazistas como um símbolo "dog whistle", ou "apito de cachorro", som que não seria captado por humanos, mas sim por cães - que no caso seriam os simpatizantes do nazismo.
Símbolos e acusações: o que foi dito sobre o influenciador?
As acusações contra Gato Galactico vieram à tona depois de internautas juntarem algumas postagens do influenciador que continham conteúdos que poderiam ser interpretados como símbolos nazistas. São eles:
- Beber leite puro: O símbolo vem de uma interpretação antiga de que somente pessoas brancas conseguiriam digerir lactose causou estigma, associando tal ação aos nazistas.
- Camisa verde e penteado: A cor do traje utilizada pelo influenciador foi associada ao integralismo no Brasil na década de 1930, enquanto o penteado lembrava o de Adolf Hitler.
- Símbolo 'white power': Em algumas aparições, Ronaldo utilizou um símbolo com as mãos que é associado aos nazistas, em que se fecha o polegar e o indicador em um círculo e mantém os outros dedos esticados
- Comentário sobre descendência: Em uma publicação de anúncio de seu filho, um seguidor comentou que ele seria o "salvador da raça" e a resposta de Ronaldo com emoji de continência foi interpretados como associação nazista.
Comunicado oficial de Ronaldo Souza: ele nega as alegações
Diante das fervorosas reações da internet, Ronaldo publicou uma mensagem refutando as conexões com o neonazismo e alegou que nunca fomentaria qualquer tipo de intolerância. "Ontem, fui alvo de acusações infundadas. Declaro que não tenho intenção de propagar discursos de ódio. Pela paz e bem-estar da minha família, retirei a controversa publicação e agradeço a todos que me apoiaram neste episódico constrangimento", disse ele.
Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neo-nazistas.
Por…
— Ronaldo Souza (@OGatoGalactico) June 28, 2024
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini