Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gestão eficaz pode incentivar força de trabalho sustentável

Pesquisa mostra que 63% dos profissionais estão motivados a encontrar maneiras de melhorar a sustentabilidade em suas organizações

14 nov 2024 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

As soluções de gerenciamento da força de trabalho também podem ser ferramentas presentes na jornada rumo à sustentabilidade dentro das empresas. Essas medidas visam uma melhor alocação de recursos humanos, buscando a otimização das atividades e a garantia de que cada colaborador desempenhe sua função de forma eficiente.

Foto: Imagem de Freepik / DINO

A adoção de tecnologias de Workforce Management (WFM) pelas empresas é uma das ações que tem auxiliado na criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade. Um levantamento realizado pela consultoria Russell Reynolds Associates, repercutido pelo portal Going Green Brasil, apontou que 63% da força de trabalho está motivada em encontrar maneiras de melhorar a sustentabilidade em sua organização.

A pesquisa, que entrevistou mais de oito mil trabalhadores e mais de três mil líderes de 104 países das Américas, Ásia, Europa e Oceania, 57% informaram se sentir incentivados a criar e testar soluções sustentáveis.

Para Bianca Montecchi, Quality Manager da SISQUAL® WFM, a gestão sustentável se tornou fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa, pois vai além da busca por lucros imediatos e se concentra na administração dos impactos ambientais, sociais e econômicos de suas operações.

"Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas não apenas reduzem sua pegada ecológica e garantem responsabilidade social, mas também melhoram sua reputação e fortalecem os relacionamentos com clientes, parceiros e a sociedade em geral", avalia.

Montecchi afirma que essa abordagem está intimamente ligada à governança corporativa e ao cumprimento de normas e certificações, como a ISO 9001, que é amplamente reconhecida e aplicada. 

"Um exemplo claro da crescente preocupação com práticas relacionadas a ESG (Environmental, Social, and Governance) é a recente reformulação da ISO 27001. A nova versão, de 2022, trouxe atualizações significativas que promovem uma maior integração com essas práticas".

"Embora a ISO 27001 se concentre principalmente na gestão da segurança da informação, a versão de 2022 reforça a necessidade de alinhar essa segurança com objetivos mais amplos de governança corporativa, incluindo sustentabilidade e responsabilidade social", completa.

A especialista ressalta que as soluções de workforce management são essenciais para promover uma gestão sustentável, pois otimizam o uso da força de trabalho ao digitalizar processos, como a marcação de ponto via dispositivos móveis e a distribuição de escalas, além de facilitar o cumprimento das legislações trabalhistas.

"Algumas tendências em gestão sustentável incluem a adoção crescente de soluções digitais para minimizar o uso de recursos físicos, a promoção do trabalho remoto, e a implementação de políticas voltadas para o bem-estar dos funcionários. Tudo isso tem ajudado a garantir uma gestão mais eficiente", conclui Montecchi.

Para saber mais, basta acessar: http://www.sisqualwfm.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade