Google decide não impulsionar propagandas para eleições de 2024
Medida valerá a partir de 1 de maio e obedece resoluções políticas estabelecidas pelo TSE
O Google publicou uma nota nesta quarta-feira (24) informando que, a partir de maio, não serão mais permitidos anúncio políticos voltados às eleições municipais deste ano nas suas plataformas.
A medida é uma consequência da nova resolução estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro sobre as eleições deste ano. Em relação a conteúdos impulsionados, o TSE definiu que é preciso "manter repositório desses anúncios para acompanhamento em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada". Além disso, é necessário "disponibilizar ferramenta de consulta, acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório".
O Google, portanto, teria que montar um painel para acompanhar real diversos anúncios em tempo real. Essa tecnologia até existe, mas ela é cara e arriscada demais para compensar o valor dos investimentos no Google Ads.
Na avaliação da empresa, a definição do TSE sobre conteúdo político é muito extensa, e o cumprimento das normas definidas seria praticamente impossível. Além de proibir a veiculação de conteúdos pagos no buscador, o YouTube também estará indisponível para difundir propagandas de natureza política.
[Meta fará o mesmo?] Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil. A decisão foi tomada após a atualização das regras para propaganda eleitoral feita pelo TSE (O Globo)
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) April 24, 2024
Por outro lado, a publicidade governamental não será barrada, já que o Google entende que as resoluções se aplicam às eleições municipais. Ao mesmo tempo, anúncios que já foram veiculados na plataforma serão mantidos no ar - mas sem passar por atualizações.
Leia a nota completa do Google:
"As eleições são importantes para o Google e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto."