Governador anuncia ampliação de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no RS
Expansão incluirá mais 90 escolas e dobrará o número de instituições integradas até 2025
Em um passo significativo para a educação no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (7), a ampliação do Ensino Médio em Tempo Integral, com a inclusão de mais 90 escolas para o ano letivo de 2025. Com essa expansão, o estado contará com 296 escolas em tempo integral, mais que o dobro do número de 2023.
O foco dessa iniciativa é proporcionar uma educação de maior qualidade, dando aos alunos uma formação integral que envolve aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais. Além da carga horária ampliada, o currículo inclui atividades como projetos de vida, estudos orientados, iniciação científica e práticas experimentais, além de oferecer quatro refeições diárias para garantir a saúde e o bem-estar dos estudantes.
Desde sua implementação em 2018, o modelo de tempo integral tem mostrado resultados positivos, com a redução da evasão escolar e maiores perspectivas de sucesso profissional para os alunos. A meta do governo é alcançar 50% das escolas de Ensino Médio em tempo integral até 2026.
Lista das novas escolas que adotarão o modelo de Tempo Integral em 2025 inclui instituições em diversos municípios, como Canoas, Bagé, Pelotas, Porto Alegre e Novo Hamburgo, entre outros.