Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência após fortes chuvas no Estado
Cidades da Grande Florianópolis ficaram parcialmente submersas pela água; duas pessoas morreram
O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência nesta quinta-feira, 1º, após as fortes chuvas causarem inundações, deslizamentos e o bloqueio de rodovias. A decisão, segundo o governador do Estado, Carlos Moisés (Republicanos), permite facilitar as ações para o atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados.
“O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças”, afirmou o chefe do executivo estadual.
Com um acumulado que supera os 600 milímetros de chuvas desde o início da semana em alguns pontos, segundo o Metsul, cidades da grande Florianópolis ficaram parcialmente debaixo d'água. Segundo o governo do Estado, 17 cidades catarinenses também já decretaram situação de emergência.
As cidades que decretaram situação de emergência são: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém e Anitápolis.
Nos municípios foram registradas ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos. Ao todo, 882 pessoas estão desalojadas e 195 desabrigadas. Também foram registrados duas mortes, um por soterramento e outro por choque elétrico, informou o governo de Santa Catarina.
Equipes de resgate têm usado helicópteros para retirar pessoas que ficaram ilhadas e que se refugiaram nos telhados de suas casas. Imagens aéreas dão um panorama de como ficou a cidade de Santo Amaro da Imperatriz, uma das mais atingidas pelas chuvas torrenciais (veja no vídeo acima).
Com a situação, municípios da região suspenderam as aulas, assim como a Universidade Federal de Santa Catarina. A previsão é de que o volume de chuvas na região diminua nos próximos dias.