Governo Federal entrega 45 novas máquinas agrícolas para apoiar 38 municípios no RS
Estado recebeu outras três remessas de equipamentos em 2024
Na segunda-feira (27), o Governo Federal realizou a entrega de 45 novas máquinas agrícolas para beneficiar agricultores de 38 municípios no Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para fortalecer o setor agropecuário no estado, que já recebeu outras três remessas de equipamentos em 2024, totalizando até agora 137 máquinas distribuídas entre 120 cidades.
Os novos equipamentos incluem cinco motoniveladoras, três retroescavadeiras 79 HP, sete retroescavadeiras 85 HP, 12 tratores agrícolas 70 CV e 18 tratores agrícolas 75 CV. A aquisição foi viabilizada por recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada federal gaúcha, liberados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Compromisso com a reconstrução
Essa é mais uma etapa de um esforço amplo do Governo Federal para impulsionar a reconstrução do setor agropecuário no Rio Grande do Sul. Segundo Samoel Barros, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do MAPA, o planejamento inicial previa a entrega de 118 máquinas em 2024. No entanto, a capacidade operacional e a eficiência do ministério permitiram ampliar o número para 137 equipamentos, com outras sete máquinas programadas para fevereiro. "Isso mostra o compromisso do Governo Federal com o Rio Grande do Sul", afirmou Barros.
Benefícios para os produtores
Os equipamentos têm como destino exclusivo o atendimento ao produtor rural e às estradas rurais dos municípios beneficiados. A expectativa é que a iniciativa contribua para aumentar a produção agropecuária, reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Além disso, os impactos positivos devem se refletir na economia local.
José Cléber, superintendente de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, destacou o empenho do ministério e o apoio da bancada federal. "Essa é a quarta entrega que estamos realizando e isso se deve a muito trabalho da equipe do ministério e da confiança da bancada em aportar mais de R$ 40 milhões para essa finalidade", disse.