Grupo põe fogo em pneus no Centro de Porto Alegre
Mensagens encontradas no local defendem que "toda ação violenta está justificada por séculos de opressão".
Na noite desta terça-feira, um grupo de manifestantes realizou um ato no Centro Histórico de Porto Alegre, onde colocaram fogo em pneus na rua Duque de Caxias. De acordo com folhetos distribuídos pelos membros do protesto, o ato foi em oposição ao marco temporal e em defesa dos direitos originários dos povos indígenas sobre as terras em que vivem.
O 9º Batalhão de Polícia Militar atuou na ocorrência e conseguiu resolver a situação. O subcomandante, major Demian Riccardi, afirmou que as investigações serão impulsionadas com o auxílio de vídeos feitos pela população.
Ele declarou: "Ocorreu aqui uma manifestação. Alguns indivíduos encapuçados colocaram fogo em pneus e deixaram folhetos se identificando como blackblocks". O grupo, conhecido por seus integrantes frequentemente utilizarem máscaras, ganhou destaque em 2013 durante as manifestações contra o aumento das passagens de ônibus, por realizar atos de vandalismo em agências bancárias e lojas comerciais nas principais cidades do país.
Mensagens encontradas no local defendem que "toda ação violenta está justificada por séculos de opressão". O texto é assinado pelo grupo chamado Sociedade Anônima Amigos do Black Bloc.