GSI decretou sigilo de 5 anos em vídeos dos ataques do dia 8 de janeiro
Na ocasião, o GSI ,liderado pelo general Gonçalves Dias, argumentou que "não era razoável” o compartilhamento da íntegra das imagens
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) decretou sigilo de 5 anos sobre as imagens dos ataques golpistas ao Palácio do Planalto feitas pelas câmeras internas do prédio no dia 8 de janeiro em Brasília. O sigilo foi decretado após um pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI).
Anteriormente, um recorte editado das imagens foi divulgado de forma oficial pelo governo. No entanto, nos trechos não era possível analisar uma suposta omissão das forças de segurança durante a invasão.
Na ocasião, o GSI, liderado pelo general Gonçalves Dias, argumentou que "não era razoável” o compartilhamento da íntegra das imagens por expor informações que envolviam a segurança presidencial.
Nesta quarta-feira, vídeos divulgados pela CNN Brasil mostram a presença do chefe do GSI, Gonçalves Dias, dentro do Planalto no dia dos atos. Após a divulgação, o ministro pediu seu afastamento do cargo. O pedido foi feito no início da tarde, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com chefes de outras pastas.