Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Após suspender emendas, Barroso chama reunião com cúpula do Congresso e governo

Representantes dos Três Poderes buscam uma alternativa à decisão do STF que suspendeu as emendas parlamentares

19 ago 2024 - 19h51
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente do STF, Luis Roberto Barroso
O presidente do STF, Luis Roberto Barroso
Foto: WILTON JUNIOR/Estadão / Estadão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, fará nesta terça-feira, 20, uma reunião com ministros do governo Lula (PT) e os presidentes do Congresso. O encontro acontecerá após decisão unânime da Corte que suspendeu as emendas parlamentares e provocou reações do Congresso.

A coluna apurou que participarão do almoço ministros da Corte, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e os ministros de Lula, Jorge Messias, Advocacia Geral da União, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Representantes dos Três Poderes buscam uma alternativa à decisão do STF que suspendeu as emendas e enfraqueceu o poder de deputados e senadores sobre o Orçamento. Diante deste cenário, o tom adotado pelo governo é de cautela, por entender que o assunto é sensível politicamente e pode refletir na articulação.

Pelo lado do governo, os ministros não terão uma proposta fechada sobre o tema. A ideia é buscar uma solução a partir das tratativas diretas com os interlocutores das instituições presentes ao encontro, relatou uma fonte à coluna.

Para a conversa será levado entendimento da transparência plena do orçamento público e de que as emendas devem ter rastreabilidade.

Na manhã desta segunda, 19, Lula se reuniu com ministros da articulação política e líderes do governo e discutiu o assunto.

Entre congressistas há incômodo com a decisão da Corte e desconfiança de que o Planalto poderia ter influenciado na decisão relatada por Flavio Dino, ainda que todos os ministros tenham corroborado a suspensão.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade