Assessor de Marçal deu soco em marqueteiro 'pelas costas', dizem testemunhas
À Polícia Civil, duas testemunhas relataram que o cinegrafista Nahuel agrediu Duda Lima de forma violenta. Ele alega legítima defesa.
Duas testemunhas disseram em depoimento à Polícia Civil que o cinegrafista de Pablo Marçal (PRTB), Nahuel Medina, agrediu o marqueteiro Duda Lima "pelas costas". Os relatos constam nos termos de depoimento que foram enviados à coluna por uma fonte.
Segundo o assessor da campanha de Marina Helena (Novo), Fernando Ivo Antunes, candidata que não está ligada diretamente ao episódio, "ao final do debate, devido à falta de organização da produção, se formou uma aglomeração de pessoas bem próximo ao estúdio e vários assessores ali se amontoaram. O clima começou a esquentar devido às advertências seguidas que o candidato Marçal levou do mediador e um dos assessores do Pablo Marçal, começou a filmar o que estava acontecendo".
No termo de depoimento de Antunes, relatado pela delegada Eliane Tomé Bellagamba, ele disse que o celular de Nahuel ficou "bem próximo ao rosto de um dos assessores" de Nunes, que "a fim de se desvencilhar", afastou o aparelho. "Ocorre que, momentos depois, não imediatamente após o afastamento do objeto [...], o assessor de Pablo Marçal, sem que tenha havido qualquer provocação da vítima, o agride pelas costas, de forma violenta e desfere um soco no rosto de Duda".
Ele disse, na sequência, que Duda foi ao chão e com os óculos quebrados e o local ficou "bastante ensanguentado".
Em outro depoimento, da assessora de Nunes, Carla Andrea Fiamini de Barros, ela afirma que havia uma grande aglomeração no local.
"Ela estava ao lado da vítima em uma roda com diversos assessores, quando flagrou Duda ser atingido com um soco no rosto e, ao se virar, soube que o agressor se tratava de um dos assessores do candidato Pablo Marçal, a saber Nahuel Gomes Medina, o qual, agindo de forma sub-reptícia [desonesta], pelas costas da vítima, causou lesões no olho e no rosto de seu colega", relatou a delegada sobre o depoimento da assessora.
No depoimento à Polícia, Nahuel Medina disse que quando Duda tentou tomar seu celular, "instintivamente, se defendeu, se assustou e levou a mão na direção do indivíduo. Após, se deslocou a camarim e foi encaminhado a esta unidade. Indagado pela autoridade se está lesionado, disse que não". O advogado do cinegrafista, Tassio Renam, também alega que seu cliente agiu em legítima defesa.
A agressão aconteceu quando Marçal foi expulso do debate por descuprir as regras. Em um vídeo divulgado pelo ex-coach é possível ver a filmagem de Nahuel, em que Duda Lima se vira para câmera, ri e tenta tomar o celular. Uma outra imagem registrou, pouco depois, o soco desferido por Nahuel. O marqueteiro ficou ferido e ensanguentado. Após atendimento no hospital, ele levou seis pontos no ferimento.
Após pedido de Duda Lima, a Polícia pediu medidas protetivas contra Nahuel.