Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Defesa considera bombas "episódio isolado"; GLO no G20 começa hoje

Francisco Wanderley Luiz tentou invadir o STF e detonou explosivos na Praça dos Três Poderes nesta quarta, 13.

14 nov 2024 - 08h55
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes.
Bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes.
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ministro da Defesa, José Múcio, considerou que as explosões provocadas por Francisco Wanderley Luiz em Brasília nesta quarta, 13, foram um "episódio isolado". E que isso não impacta no planejamento de segurança para o G20, evento que ocorre no Rio de Janeiro com a reunião das principais lideranças do mundo neste final de semana e no início da próxima semana. A avaliação foi feita à coluna na manhã desta quinta, 14.

O Exército foi acionado após as explosões para aumentar a segurança e isolar a área do Palácio do Planalto. Equipes fizeram varredura procurando por bombas com cães farejadores e reforçaram a proteção aos palácios do Alvorada e Jaburu, residências oficiais do presidente e vice.

As Forças Armadas serão as responsáveis pela segurança dos chefes de Estado no G20. Nesta quinta entrou em vigor a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O decreto assinado pelo presidente Lula (PT) autoriza “emprego das Forças Armadas no período de 14 a 21 de novembro de 2024”. A ação tem apoio da Polícia Federal e deve se concentrar no Aterro do Flamengo e na orla da Zona Sul, por onde as autoridades se deslocarão.

Explosões em Brasília: corpo aguarda perícia e ainda tem artefato, diz correspondente do Terra:
Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade