Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

FAB envia 1º voo para resgatar brasileiros no Líbano

Avião KC-30 decolou do Rio de Janeiro e deve fazer escala em Portugal. Expectativa do governo federal é repatriar 220 brasileiros.

2 out 2024 - 01h06
(atualizado às 01h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Aeronave KC-30 partiu do Rio de Janeiro na madrugada desta quarta, 2
Aeronave KC-30 partiu do Rio de Janeiro na madrugada desta quarta, 2
Foto: Divulgação/FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na madrugada desta quarta, 2, que a primeira aeronave para repatriar brasileiros no Líbano decolou às 00h47. A expectativa é de que o avião KC-30 volte com cerca de 220 brasileiros.

Segundo informações da nota, a Operação "Raízes do Cedro", do governo federal, saiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e fará escala em Lisboa (Portugal) antes de seguir até o Líbano. A viagem até a Europa tem duração prevista de 9h20.

Além dos tripulantes operacionais, a tripulação que vai partir para o Oriente Médio também conta com militares da área da saúde, entre eles médicos, enfermeiros e psicólogos. O modelo de repatriação é semelhante ao que foi utilizado para resgatar brasileiros e familiares que estavam em Gaza no início das operações de ataque militar de Israel, em outubro do ano passado, após ação terrorista do Hamas matar 1,2 mil israelenses.

"Já estamos com uma lista que estamos preparando. Nesse primeiro voo serão cerca de 230, 240 pessoas no máximo. É a capacidade do avião, mas haverá outros na medida da necessidade", declarou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O Líbano, que foi alvo de uma incursão terrestre por parte das forças israelenses, tem a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com cerca de 21 mil pessoas.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade