Lula autoriza novos concursos para 2 mil vagas para Polícia Federal; veja cargos
Decisão foi comunicada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
O presidente Lula (PT) autorizou a realização de dois concursos para repor cargos na Polícia Federal. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, nesta quarta, 29.
Lewandowski disse que, historicamente, a corporação operava com 15 mil servidores, e atualmente tem 13 mil. A previsão é de que a portaria de autorização seja publicada até a próxima semana. A partir daí, a PF começa a organizar as etapas do concurso.
De acordo com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, serão abertas vagas para todos os cargos da corporação: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. O número de vagas para cada um desses postos ainda será definido pela PF.
“O presidente anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressaremos mil policiais este ano e mais mil policiais ano que vem. Portanto dois mil policiais que serão distribuídos em todo o país. Muito importante para o combate ao crime organizado, segurança das fronteiras e combate ao crime ambiental”, disse Lewandowski.
Segundo a ministra Esther, o impacto orçamentário ainda está sendo calculado.