Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Lula faz primeira reunião ministerial após crise do Pix de olho em reforma

No Planalto assessores de Lula avaliam que há necessidade uma reforma ministerial para melhorar a reação com o Congresso

20 jan 2025 - 09h11
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Fábio Vieira/Estadão / Estadão

O presidente Lula (PT) reunirá os ministros do governo nesta segunda, 20, para a primeira reunião ministerial deste ano. O encontro está marcado para começar às 9h na Granja do Torto, residência de veraneio da Presidência, em Brasília. Além de ouvir ministros sobre ações prioritárias e entregas de suas pastas, o petista deve tratar da importância da comunicação como instrumento para dar visibilidade e fazer chegar à população as conquistas do governo.

Na semana passada, a gestão Lula 3 sofreu uma das maiores derrotas até aqui com a mudança nas fiscalizações da Receita Federal sobre o Pix. Em meio a uma enxurrada de fake news, pressão da oposição e dificuldade de explicar com clareza qual o objetivo das novas normativas, o governo desistiu do embate, recuou suspendendo as novas regras e editou uma medida provisória para reforçar a isenção de cobranças sobre o Pix.

 “Nós não temos que ter medo de enfrentar a mentira das fake news, medo de fazer o debate, a disputa, a cada dia, a cada minuto, a cada hora”, disse Lula durante evento no Planalto, um dia após o recuo do governo.

Nesse contexto, a comunicação ganhou ainda mais destaque para a reunião. A mudança no tom e no trabalho de comunicação está no radar de Lula desde o final do ano passado. Em dezembro, o governo divulgou uma peça publicitária afirmando que há muitos números bons para mostrar na economia, mas reconhece que não são suficientes para a população e adotando um novo vocabulário ao destacar palavras como “empreender”, “prosperar”, “vencer”. 

Na semana passada, Paulo Pimenta deixou o Planalto para posse do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira. O marqueteiro foi coordenador da comunicação da campanha de Lula em 2022 e, no governo, deve concentrar e discutir em sua pasta medidas e estratégias de divulgação de ações e realizações.

Essa reunião ministerial já tinha sido planejada para de dezembro, quando também haveria uma confraternização com os ministros. No entanto, o encontro foi suspenso após o presidente passar por uma nova cirurgia na cabeça e precisar reduzir o ritmo de trabalho. 

No radar de aliados do governo está também uma reforma ministerial para além da comunicação. Interlocutores no Planalto acreditam que a dança das cadeiras de Lula deve acontecer ainda em janeiro. A mudança é considerada essencial entre aliados para o reequilíbrio de forças no Congresso e como instrumento para dar condições ao governo melhorar as entregas à população de olho nas eleições de 2026.

O Congresso, a partir de fevereiro, terá novos presidentes. Davi Alcolumbre (União-AP) deve voltar ao comando do Senado e Hugo Motta (Republicanos-PB) assumir o da Câmara. Nessa nova conjuntura política da Câmara e do Senado, lideranças avliam que partidos que ajudam a garantir as votações do governo, como MDB, PSD e União Brasil, podem ganhar mais espaço na Esplanada.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade