Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Ministro da Defesa considera “importante” remoção do vídeo da Marinha

Postagem foi removida após ministro se encontrar com Lula e no mesmo dia que projeto de reforma foi enviado ao Congresso.

18 dez 2024 - 10h17
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro da Defesa, José Múcio, dá entrevista após reunião com Lula, em São Paulo.
Ministro da Defesa, José Múcio, dá entrevista após reunião com Lula, em São Paulo.
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Após duas semanas de repercussão ruim e mal estar no governo Lula (PT), a Marinha tirou do ar o vídeo que questionava os privilégios dos militares. A postagem foi removida nesta terça, 17, dia em que o ministro da Defesa, José Múcio, se encontrou com o presidente em São Paulo.

Questionado pela coluna se ele ou Lula haviam determinado a retirada, o ministro desconversou dizendo que gostou de terem tirado do ar e que “o importante é que saiu”.

A mensagem havia sido divulgada nas redes sociais da força em 1º de dezembro, e soou como crítica às medidas de ajustes de gastos e reforma da aposentadoria militar apresentadas dias antes. O projeto de lei que trata do assunto foi enviado ao Congresso nesta terça.

O vídeo trazia imagens de marinheiros em treinamentos e operações contrastando com momentos de lazer de civis em praias e festas. E terminava com uma marinheira olhando para a câmera dizendo: "Privilégios? Vem pra Marinha."

No Planalto, Múcio é visto como um apaziguador, perfil que agrada a Lula e incomoda os partidos à esquerda. Parte da base do presidente cobra um afastamento maior dos militares da política em razão da atuação no governo Jair Bolsonaro (PL) e da tentativa de golpe coordenada por membros da reserva e da ativa.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade