Opinião: Debate de SP foi uma horrorosa disputa por memes
O nível da discussão foi sofrível, procurando muito mais a desconstrução do adversário do que a consolidação de uma candidatura.
Uma rápida consideração sobre o debate dos candidatos a prefeito de São Paulo. Na noite desta quinta, 8, na Band, ficou claro que a corrida se aproxima cada vez mais de um espetáculo ruim do que de alguma discussão decente. Os debatedores tentavam dosar a apresentação de pouquíssimas propostas com disparates e orientação aos telespectadores: “pesquise o processo tal”, “procure na internet as palavras x e y” e por aí vai. Duvido que quem assistiu e os próprios candidatos saibam elencar três propostas de governo de cada um dos que estiveram no palco.
O nível da discussão foi sofrível, procurando muito mais a desconstrução do adversário (com baixarias, ataques e preconceito) do que a consolidação de uma candidatura. Ganha esse tipo de disputa quem melhor viraliza, seja pela lacração ou pela rejeição, pouco importando a habilidade política e capacidade de gestão pública para resolver as mazelas da maior cidade do país.
O Terra, em parceria com Estadão e Faap, promove na próxima quarta-feira, 14, às 10h, o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. Assista no YouTube.