Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Pouco presente no 1º turno, Lula reforça campanha para Boulos e aliados no 2º turno

Agendas devem acontecer antes de viagem à Rússia. Na semana passada, o presidente esteve em capitais "chave" em disputa com bolsonaristas.

14 out 2024 - 12h55
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários
O candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), e o presidente Lula (PT), em Itaquera, na Zona Leste.
O candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), e o presidente Lula (PT), em Itaquera, na Zona Leste.
Foto: Agência Pública

O presidente Lula (PT) deve manter a presença em campanhas de segundo turno e fazer, nesta semana, atos com aliados em Natal, Diadema, São Paulo e Mauá. O petista reservou parte das agendas de quarta, 16, para compromissos no Rio Grande do Norte e sexta, 18, e sábado, 19, na capital paulista e nas outras duas cidades do ABC. No Planalto, há a percepção de que a participação de Lula é fundamental para evitar o avanço de nomes do bolsonarismo.

As agendas foram confirmadas nesta segunda, 14, pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista a jornalistas. Na semana passada, o presidente teve agendas em Fortaleza e em Belém. O petista tem organizado a agenda para aliar compromissos oficiais com atos de campanha.

“Deve ficar tanto na sexta-feira à noite, fora da agenda institucional, dedicado às agendas eleitorais, como permite a lei. Tanto na cidade de Diadema, Mauá e São Paulo. Ainda não está fechada a programação, mas o presidente vai ficar com agenda disponível para agendas [de campanha] essa três cidades, antes da viagem à Rússia”, disse Padilha.

O presidente deve embarcar para Rússia no domingo, 20, e participar de reuniões dos Brics a partir de terça, 22. O retorno está previsto para o final de semana seguinte, às vésperas do segundo turno.

Veja as cidades em que Lula avalia que há um embate direto com ícones da direita e extrema direita e que precisam ser enfrentados:

Belém - Igor Normando (MDB) x Eder Mauro (PL)

Fortaleza - Evandro Leitão (PT) x André Fernandes (PL)

Natal - Paulinho Freire (União Brasil) x Natália Bonavides (PT) 

Na capital paulista, a campanha de Guilherme Boulos (Psol) ainda fecha os detalhes das atividades com o presidente. Boulos disputa o segundo turno contra Ricardo Nunes (MDB), candidato oficial de Jair Bolsonaro (PL). Na semana passada, Boulos se reuniu com Lula em Brasília para gravar programas para a propaganda eleitoral.

Rediscutir o PT

Na semana passada, em entrevista à rádio O Povo/CBN de Fortaleza, Lula disse que era preciso “rediscutir o papel do PT". 

“Hoje 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais ganhamos as que já governamos [Contagem e Juiz de Fora], mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, perdemos inclusive Araraquara, onde tínhamos certeza que iríamos ganhar. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema”, analisou.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade