PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Primeiro voo com 211 brasileiros repatriados de Israel chega a Brasília

Operação de resgate do governo já recebeu 2,7 mil pedidos de retorno, ao menos 25 estão tentando sair da Faixa de Gaza

11 out 2023 - 05h05
(atualizado às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiro voo com 211 brasileiros repatriados de Israel chega ao País:

O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que trouxe 211 brasileiros de Israel chegou a Brasília às 4h07 desta quarta-feira, 11. Desde a escalada do conflito entre o o grupo palestino Hamas e Israel, no sábado, 7, o governo Lula (PT) organiza uma operação de resgate de brasileiros que estão na região. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv recebeu ao menos 2,7 mil pedidos de repatriação, dos quais, ao menos, 25 estão na Faixa de Gaza.

A ministra substituta das Relações Exteriores, Maria da Rocha, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, recepcionaram os brasileiros.

Primeiros 211 brasileiros desembarcam em Brasília após viagem de Israel
Primeiros 211 brasileiros desembarcam em Brasília após viagem de Israel
Foto: Guilherme Mazieiro/Terra

Segundo o ministro Múcio, por ordem de Lula, todos os brasileiros que estiverem nas zonas de conflito e quiserem retornar serão trazidos ao Brasil. Múcio destacou que o Brasil foi o primeiro país a realizar a repatriação de seus cidadãos.

Essa aeronave KC-30 deixou Tel Aviv às 14h12 da terça-feira, 10, e voltou diretamente para Brasília. Metade dos passageiros tinha como destino final a capital federal, o restante seguiu em dois aviões da FAB para o Rio de Janeiro. A ação de repatriação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores com ajuda do Ministério da Defesa foca na retirada de brasileiros que estão em Israel a turismo ou trabalho, priorizando famílias com crianças, idosos e pessoas com deficiência.

A retirada dos brasileiros que estão em Gaza é mais complexa, já que Israel fechou as fronteiras com a área. A alternativa seria deixar a região rumo ao Egito, onde também há bloqueios, bombardeios e dificuldade de acesso. Desde que sofreu o ataque no último sábado, Israel promove um bloqueio total aos palestinos em Gaza, impedindo a chegada de luz, água, alimento e combustível e promovendo bombardeios constantes.

O cronograma da FAB prevê a chegada de voos nos próximos dias no Brasil com brasileiros repatriados. Ainda hoje, às 23h, outro KC-30 deve pousar no Galeão, no Rio. Na quinta-feira, 12, a aeronave KC-390, com até 60 passageiros, deve chegar ao Recife (PE) e seguir para Guarulhos. 

Na sexta e no sábado, outros dois voos de KC-30 devem chegar ao Rio de Janeiro.

Escalada do conflito e morte de brasileiros

No último sábado, 7, o grupo Hamas, que controla Gaza, realizou o ataque mais mortal contra Israel em décadas, disparando milhares de bombas e deixando cerca de 900 mortos. Homens armados do grupo usaram explosivos para romper as barreiras que circundam Gaza, assassinar e sequestrar civis. 

Um dos alvos do ataque foi uma festa onde ao menos 260 pessoas foram assassinadas. Centenas de israelenses, entre crianças, mulheres e idosos foram levados pelo grupo como refém. Em resposta, Israel declarou guerra e despejou milhares de bombas sobre a Faixa de Gaza. O número de mortos somados já passa de 1,5 mil.

Até esta terça, o Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros que estavam desaparecidos desde a festa rave que aconteceu a cerca de 5 km da Faixa de Gaza. São eles:  o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, e a carioca Bruna Valeanu, de 24.

De acordo com o Itamaraty, ainda resta uma brasileira desaparecida que estava na festa. A carioca Karla Stelzer Mendes, de 41 anos. ela tem cidadania israelense e mora no país com o filho de 19 anos

Pela rede social X, antigo Twitter, Lula manifestou solidariedade e apoio às vítimas brasileiras. 

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade