Sem agenda oficial, Lula visita FHC e filósofo em São Paulo
Ex-presidente tucano recebeu também com economistas que participaram do Plano Real, lançado há 30 anos.
O presidente Lula (PT) se encontrou nesta segunda, 24, com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na capital paulista, o petista visitou também o linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky, de 95 anos, que teve alta hospitalar na terça-feira, 18, e se recupera de um AVC em casa, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar.
Assessores do Planalto disseram à coluna que Lula não tinha compromissos oficiais nesta segunda e os encontros são visitas pessoais, sem a presença de ministros do governo. Uma foto do encontro de Lula e FHC foi divulgada nas redes oficiais da Presidência no início da tarde.
Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José… pic.twitter.com/Sl8KLOMfBI
— Lula (@LulaOficial) June 24, 2024
FHC, que completou 93 anos em 18 de junho, foi adversário histórico de Lula e do PT desde a redemocratização, em 1985. Na eleição de 2022, o tucano declarou apoio a Lula justificando sua história de "luta pela democracia e inclusão social".
Após o encontro com Lula, FHC se encontrou com Persio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco. Os economistas participaram da elaboração e implementação do Plano Real, a partir de 1994. O plano, que adotou o Real como moeda, reestabilizou a inflação brasileira após anos de hiperinflação.
Na comemoração dos 30 anos do Plano Real, o ex-presidente @FHC encontrou alguns dos economistas que criaram o mais bem-sucedido programa de estabilização da economia brasileira: Persio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco.
📷 Vinicius Doti/Fundação FHC pic.twitter.com/JrYSuf4Vko
— Fundação FHC (@fundacaofhc) June 24, 2024