Há 22 anos, as Torres Gêmeas foram alvos de ataques terroristas: Relembre o fato
Naquela manhã de terça-feira de 11 de setembro, o primeiro avião atingiu a torre norte do World Trade Center às 8h46; a segunda aeronave se chocou com a torre sul às 9h03
As Torres Gêmeas foram alvos de ataques terroristas no dia 11 de setembro de 2001, terça-feira, em Nova York (EUA). Às 8h46 desse dia, o voo 11 da American Airlines era lançado contra a torre norte do World Trade Center (WTC), atingindo do 93º ao 99º andar.
Pouco tempo depois, às 9h03, já em transmissão ao vivo para todo o mundo, o voo 175 da United Airlines se chocava contra a torre sul do complexo, entre o 75º e o 85º andares. As duas aeronaves haviam deixado o aeroporto de Boston com destino a Los Angeles.
O WTC já estava em chamas quando uma terceira aeronave, o voo 77 da American que realizava a rota Washington-Los Angeles, era arremessada contra a porção oeste do prédio do Pentágono, em Arlington, na Virgínia. O local é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos; eram 9h37.
Menos de meia hora depois, às 10h03, o quarto avião sequestrado era derrubado em um campo aberto nos arredores de Shanksville, na Pensilvânia. O voo 93 ia de Newark, em Nova Jersey, a São Francisco, na Califórnia. Nesse voo, os passageiros se rebelaram contra os sequestradores com o intuito de retomar o controle do avião.
Por trás dos ataques havia 19 homens do grupo fundamentalista islâmico Al-Qaeda. Deles, 15 tinham nacionalidade saudita; dois eram cidadãos dos Emirados Árabes, um era libanês e um era egípcio.
Ao todo, nos ataques às Torres Gêmeas, morreram 2.996 pessoas, incluindo aquelas desaparecidas, bombeiros (342 no total) e também os sequestradores; três brasileiros constam na lista de mortos. Mais de 6 mil pessoas ficaram feridas
O número de pessoas que perderam a vida também se refere àquelas que morreram anos depois em decorrência de doenças causadas pela inalação de poeira, entre outras causas.
September 11 is a day not only to remember, but a day of renewal and resolve for every American — in our devotion to this country, to the principles it embodies, to our democracy.
That is what we owe one another.
And what we owe future generations of Americans to come. pic.twitter.com/EeCYvo7Q0Q
— President Biden (@POTUS) September 11, 2023