Hamas e Israel começam 3ª troca de reféns e presos na trégua
Oito pessoas foram libertadas pelo Hamas, incluindo três reféns israelenses e cinco tailandeses, no âmbito do cessar-fogo entre Israel e o grupo islâmico palestino.A refém israelense Agam Berger, de 20 anos, foi a primeira libertada nesta quinta-feira (30/01) após 16 meses de cativeiro em Gaza, na terceira troca de reféns por prisioneiros palestinos no âmbito do cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Membros da Cruz Vermelha estiveram presentes no local e, de acordo com o Exército israelense, Agam Berger já se encontra em Israel.
A militar israelense - capturada no dia 7 de outubro de 2023 quando cumpria o serviço militar perto da Faixa de Gaza - foi entregue pelo Hamas à Cruz Vermelha em Jabalia, no norte do enclave, em uma cerimônia com palco e plateia preparada em uma praça devastada na cidade, no norte da Faixa de Gaza.
Horas depois, o Hamas libertou a civil Arbel Yehud, de 29 anos, e Gadi Moses, de 80 anos, que foram entregues em Khan Younis, no sul de Gaza.
Cinco tailandeses são libertados
Cinco tailandeses também foram libertados no mesmo dia, fora do âmbito do acordo de trégua.
Em contrapartida à libertação dos três reféns israelenses, 110 presos palestinos devem ser soltos por Israel, incluindo 32 condenados à prisão perpétua.
Uma quarta troca está prevista para sábado, com a libertação de três homens, de acordo com o calendário anunciado por Israel.
Troca de reféns por presos anterior foi no sábado
No sábado passado, o Hamas libertou quatro mulheres israelenses reféns. Em contrapartida, Israel soltou 200 prisioneiros palestinos, em uma segunda troca, conforme o acordo de trégua.
As militares israelenses Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy - todas com 20 anos - e Liri Albag, 19, deixaram o território palestino em veículos da Cruz Vermelha.
Elas tinham sido sequestradas de uma base militar de Nahal Oz, a um quilômetro da Faixa de Gaza, durante os ataques do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, tendo sido mantidas em cativeiro por mais de 15 meses.
md (AFP, Lusa)