Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hamas liberta 3º grupo com reféns israelenses e estrangeiros

Ao menos 13 reféns israelenses, três tailandeses e um russo foram libertados neste domingo (26)

26 nov 2023 - 18h49
Compartilhar
Exibir comentários
O 3º grupo de reféns foi libertado neste domingo (26) (
O 3º grupo de reféns foi libertado neste domingo (26) (
Foto: Reprodução Twitter / Perfil Brasil

Neste domingo (26), o Hamas libertou o 3º grupo de reféns que estavam sequestrados na Faixa de Gaza. O grupo é composto por: 13 reféns israelenses, 3 tailandeses e 1 russo. Segundo a agência Reuters, a libertação do cidadão russo é um agradecimento à posição de Moscou sobre a guerra. Eles foram sequestrados em 7 de outubro, quando começou o conflito entre o grupo terrorista e Israel.

Por sua vez, as Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que foram soltos 14 israelenses e três estrangeiros, que não tiveram sua nacionalidade especificada.

Os reféns estão sendo levados a agentes da Cruz Vermelha na fronteira de Gaza com o Egito.

Negociações

O governo egípcio está envolvido na mediação dos reféns, informou que já recebeu uma lista com 39 prisioneiros palestinos que devem ser soltos por Israel. Eles estavam presos no país desde antes do início da guerra. Até o momento ninguém havia sido solto.

A libertação dos presos faz parte do acordo de trégua de quatro dias. Dependendo das negociações, o acordo pode se estender até quarta-feira (29).

Desde o início da trégua, nos dois primeiros dias, o Hamas libertou 41 reféns e Israel soltou 78 palestinos.

Cessar-fogo

O acordo de trégua entre Hamas e Israel começou a vigorar às 7h no horário local de sexta-feira (24). O cessar-fogo vale no norte e no sul de Gaza, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores do Catar, que mediou o acordo.

O Catar disse que uma sala de operações em Doha monitora a trégua e a libertação dos reféns. Dessa forma, mantém linhas diretas de comunicação com Israel, com o escritório político do Hamas e com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade