Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Harvey Weinstein é sentenciado a 23 anos de prisão

11 mar 2020 - 12h51
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Ex-produtor de Hollywood, que serviu de estopim para o movimento #MeToo, foi condenado por estupro e abuso sexual.O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi sentenciado a 23 anos de prisão nesta quarta-feira (11/03), após ser condenado no mês passado por abuso sexual e estupro. A condenação marcou uma vitória para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a denunciarem publicamente assédios.

Foto: DW / Deutsche Welle

A sentença foi proferida no tribunal criminal de Manhattan, em Nova York, pelo juiz James Burke, que esteve à frente do julgamento de Weinstein. Em 24 de fevereiro, um júri havia considerado o ex-produtor culpado por assediar sexualmente a ex-assistente de produção Mimi Haleyi e estuprar a ex-aspirante à atriz Jessica Mann num quarto de hotel em Nova York em março de 2013.

Antes um dos mais influentes produtores de Hollywood, Weinstein, de 67 anos, enfrentava a possibilidade de receber uma sentença de até 29 anos de prisão.

Weinstein e as seis mulheres que prestaram depoimento contra ele estavam presentes no tribunal durante a leitura da sentença. Numa declaração emocionada, Haleyi falou sobre o trauma que sofreu: "Fiquei profundamente assustada, mental e emocionalmente, talvez para sempre."

Procuradores haviam afirmado que a sentença deveria refletir não apenas os crimes pelos quais Weinstein foi condenado, mas também "toda uma vida de abuso contra outras pessoas".

Mais de cem mulheres, incluindo atrizes famosas, acusaram o ex-produtor de má conduta sexual durante décadas, o que levou ao surgimento do movimento #MeToo. Weinstein nega as acusações e diz só ter mantido relações sexuais consensuais.

O júri, formado por sete homens e cinco mulheres, inocentou Weinstein das acusações mais graves, uma de estupro de primeiro grau e duas de agressão sexual predatória, que tinham potencial de resultar numa sentença à prisão perpétua. As acusações tinham como base o depoimento da atriz Annabella Sciorra, que disse que Weinstein a estuprou no

no início dos anos 90.

Mais informações em instantes...

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade