Holanda detecta mais casos de varíola dos macacos, dizem autoridades de saúde
Mais de 100 casos de varíola dos macacos, uma infecção viral mais comum na África ocidental e central, foram relatados na Europa esta semana
Autoridades de saúde holandesas anunciaram mais casos de varíola dos macacos neste sábado, 21, um dia após a confirmação do primeiro caso. Apesar do alerta, o Instituto Nacional de Saúde (RIVM, na sigla em inglês) não deu um número exato de casos.
"Encontramos vários pacientes na Holanda com varíola dos macacos", diz o comunicado do órgão, que prometeu divulgar mais informações após o fim de semana.
Mais de 100 casos de varíola dos macacos, uma infecção viral mais comum na África ocidental e central, foram relatados na Europa esta semana. Autoridades alemãs descreveram o surto como o maior de todos os tempos na região.
A doença preocupa, mas, segundo especialistas, o vírus mais transmitido até então desencadeia a forma mais leve da doença e de baixa mortalidade. A varíola dos macacos dura de duas a quatro semanas, com manifestação dos sintomas de cinco a 21 dias após a infecção.
Entre os sintomas dessa doença estão febre, dores de cabeça e nas costas, dores musculares, inchaço dos linfonodos e exaustão. Há também surgimento de erupções cutâneas após o período febril.
*Com informações de Redação Terra.