Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homem é condenado a 15 anos após deixar em estado vegetativo rapaz que acompanhava sua ex-mulher

Vítima foi brutalmente agredida por apenas acompanhar a ex-mulher do condenado até sua residência, após um evento

25 nov 2024 - 09h59
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem de 30 anos foi condenado na última sexta-feira (22) em Pelotas, no sul do Estado, por tentativa de homicídio triplamente qualificado e vias de fato. O crime ocorreu em 10 de junho deste ano, quando Joélio Bahia Santana, de 33 anos, foi brutalmente agredido ao acompanhar uma mulher até sua residência na Vila Castilhos, após conhecê-la em um evento. O agressor, ex-marido da mulher, atacou Joélio com socos e chutes na cabeça, deixando-o em estado vegetativo.

Foto: Porto Alegre 24 horas

O julgamento começou às 9h e terminou por volta das 18h30, com os jurados acolhendo todas as teses apresentadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A condenação foi baseada em três qualificadoras: motivo fútil, devido ao ciúme e sentimento de posse do réu em relação à ex-esposa; meio cruel, pelo espancamento violento; e recurso que dificultou a defesa da vítima, já que o ataque foi iniciado pelas costas. A pena foi fixada em 15 anos e seis meses de prisão, com regime inicial fechado. O condenado já está no sistema prisional.

O promotor Márcio Schlee Gomes representou o MPRS no julgamento e destacou a gravidade do caso. "Foi um júri pesado, por envolver um grave espancamento que deixou a vítima com sequelas permanentes. Atuamos para condenar situações como esta, em que o réu, inconformado, agrediu de forma brutal um homem trabalhador e inocente, até deixá-lo em coma. É uma cena de pura brutalidade", afirmou.

Joélio sofreu traumatismo craniano e foi internado na UTI, mas, mesmo após diversos tratamentos, não recuperou a consciência. A vítima, que é natural da Bahia, foi transferida de volta ao estado de origem por sua irmã. O caso foi considerado emblemático na luta contra a violência movida por ciúmes e sentimento de posse em relacionamentos.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade