PUBLICIDADE

Homem é preso pela PF em aeroporto com 400 pássaros escondidos em mala

Segundo a PF, os animais estavam "em condições de maus tratos"; homem foi liberado após pagar fiança

1 jul 2024 - 10h51
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem foi preso na madrugada deste domingo (30) pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima. Ele tentou embarcar com 400 pássaros da espécie canário-da-terra escondidos em três malas.

Imagens mostram os pássaros presos em gaiolas pequenas, sem buracos para respiração
Imagens mostram os pássaros presos em gaiolas pequenas, sem buracos para respiração
Foto: Polícia Federal/Divulgação / Perfil Brasil

De acordo com a PF, a prisão ocorreu "durante procedimento de fiscalização de rotina" e os animais estavam "em condições de maus tratos". O suspeito, cuja identidade não foi revelada, foi encaminhado à sede da PF e liberado após pagar fiança. Ele tentava levar os pássaros em um voo para Brasília.

"O passageiro foi detido e encaminhado à sede da Polícia Federal para lavratura do flagrante, sendo liberado após o pagamento de fiança. O autuado deve responder por crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais", informou o órgão em nota.

Imagens divulgadas mostram os pássaros presos em gaiolas pequenas, sem buracos para respiração. Os animais foram encaminhados pela PF para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Canário-da-terra é um dos pássaros mais traficados no país

O canário-da-terra é uma das espécies de pássaros mais traficadas no Brasil, com um valor de mercado entre R$ 1 mil e R$ 4 mil. A captura e o tráfico desses pássaros são motivados pelo alto valor comercial, sendo frequentemente vendidos para colecionadores e criadores amadores que participam de competições de canto.

Esse comércio ilegal coloca em risco a sobrevivência da espécie e causa sofrimento aos animais, que muitas vezes são transportados em condições inadequadas, resultando em altas taxas de mortalidade.

O combate ao tráfico de canário-da-terra envolve ações de fiscalização rigorosa por parte de autoridades ambientais, como o IBAMA e a Polícia Federal. Campanhas de conscientização pública também são fundamentais para reduzir a demanda por pássaros silvestres e promover a conservação da fauna nativa.

O que diz a legislação brasileira?

No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). As penas podem incluir multas e prisão, além da apreensão dos animais traficados. No entanto, a aplicação da lei enfrenta desafios devido à extensão territorial do país e à sofisticação das redes de tráfico.

Caso semelhante

No último dia 6, um passageiro foi preso no Aeroporto Internacional de Boa Vista com 500 canários-da-terra escondidos em malas. Ele foi autuado por tentativa de tráfico de animais silvestres e maus-tratos, após uma das aves morrer durante o transporte ilegal. Encaminhado à sede da PF, o suspeito pagou fiança e responderá ao processo em liberdade.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade