PUBLICIDADE

Homem que pede em vídeo 'atitude' de Bolsonaro não é médico que atendeu presidente

Quem aparece na gravação é o empresário Carlito Gini, que não é formado em medicina

21 dez 2022 - 15h46
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que o homem que pede em vídeo para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "tome uma atitude" em relação à derrota eleitoral seja um dos médicos que operou o mandatário após a facada de 2018, como alegam nas redes. Quem aparece na gravação é o empresário Carlito Gini, que não é formado em medicina.

A publicação enganosa acumulava 7.000 compartilhamentos no Facebook e 5.000 no Twitter nesta quarta-feira (21), e circula também em Helo, Kwai e WhatsApp (fale com a Fátima).

Selo falso

Médico que atendeu o presidente Jair Messias Bolsonaro em 2018 quando da facada
Imagem de gravação feita pelo empresário Carlito Gini, que circula como se fosse de médico que operou Bolsonaro
Imagem de gravação feita pelo empresário Carlito Gini, que circula como se fosse de médico que operou Bolsonaro
Foto: Aos Fatos

É o empresário Carlito Gini, não um dos médicos que atendeu Bolsonaro após a facada de 2018, o homem que aparece em vídeo fazendo um apelo para que o presidente "tome uma atitude" ante a derrota eleitoral, "mesmo que isso tire vidas".

O vídeo foi publicado na sexta-feira (16) no perfil de Instagram de Gini, que confirmou ao Aos Fatos não ser médico. Confira a seguir a transcrição do trecho da gravação que circula com a falsa atribuição:

"Eu lhe suplico, senhor presidente, tome uma atitude mesmo que isso tire vidas, em nome da maioria do povo brasileiro. Você disse que jamais nos abandonaria. Nós aprendemos a amar nosso país com o senhor no comando (...) Todos nós estamos esperando que o senhor nos socorra".

Gini é voluntário no projeto Conta Contos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que se destina à contação de histórias para os pacientes.

Em 2018, Bolsonaro foi atendido por diversos médicos e profissionais de saúde em Juiz de Fora e em São Paulo, cidade para onde foi transferido e operado pelo cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, no hospital Vila Nova Star.

Referências:

1. Instagram (Fontes 1 e 2)

2. Hospital Albert Einstein

3. Estado de Minas

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade