Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homem que queimou Alcorão é morto enquanto fazia live nas redes sociais

Salwan Momika, de 38 anos, conhecido por ser o homem que queimou Alcorão em 2023, é morto em um apartamento em Sodertalje, perto de Estocolmo; veja!

30 jan 2025 - 12h49
Compartilhar
Exibir comentários
Homem que queimou Alcorão é morto ao vivo nas redes sociais
Homem que queimou Alcorão é morto ao vivo nas redes sociais
Foto: Reprodução/Youtube / Contigo

A queima de livros religiosos, especialmente o Alcorão, é considerada por muitos muçulmanos um ato de blasfêmia, uma vez que acreditam que se trata da palavra literal de Deus. Essa questão se tornou ainda mais proeminente com os recentes acontecimentos envolvendo Salwan Momika, um refugiado iraquiano de 38 anos, cuja notoriedade cresceu após suas ações provocativas na Suécia.

O que aconteceu com Salwan Momika?

Na noite de quarta-feira (29), Momika foi baleado em um apartamento localizado em Sodertalje, nas proximidades de Estocolmo. A emissora pública sueca SVT noticiou que a polícia confirmou o falecimento do homem e informou que cinco indivíduos foram detidos pelo crime. O ataque ocorreu horas antes do aguardado veredicto de um tribunal relacionado ao julgamento por sua ação de queimar o Alcorão.

Segundo relatos da BBC, Momika estava ao vivo no TikTok no momento do ataque. Um vídeo registrado por agências de notícias mostrou a polícia interrompendo a transmissão e recolhendo o dispositivo utilizado por ele.

Um porta-voz do Serviço de Segurança da Suécia expressou preocupação com os desdobramentos da situação, afirmando: "Estamos acompanhando de perto o desenvolvimento dos acontecimentos para ver que impacto isso pode ter na segurança sueca". Ele também ressaltou que as investigações estavam sendo conduzidas pela polícia local.

Tribunal Distrital de Estocolmo adiou veredito 

O Tribunal Distrital de Estocolmo anunciou o adiamento do veredito programado para esta quinta-feira, devido à confirmação da morte de um dos réus envolvidos no processo. A prática de queimar o Alcorão é vista como uma ofensa grave dentro da fé islâmica.

No mesmo processo judicial, outro réu deixou uma mensagem nas redes sociais: "Eu sou o próximo", indicando a tensão crescente entre os envolvidos e a situação delicada em torno das manifestações. Vale lembrar que os atos provocativos de Salwan Momika não se limitaram a uma única ocasião.

O que Salwan Momika fez?

Em 31 de julho de 2023, ele e outro indivíduo queimaram páginas retiradas do Alcorão em uma manifestação nas imediações do Parlamento sueco. Essa foi a terceira manifestação desse tipo em um período curto, ocorrendo após advertências do primeiro-ministro sueco sobre o aumento do risco terrorista em decorrência dessas profanações.

A Polícia sueca justificou a autorização para o protesto alegando liberdade de expressão; contudo, posteriormente abriu uma investigação sobre possíveis incitações contra grupos étnicos devido à proximidade do ato em relação a uma mesquita.

Essas manifestações provocaram indignação em diversas nações muçulmanas e resultaram em protestos contra as embaixadas suecas ao redor do mundo. O clima de tensão culminou em confrontos que deixaram dezenas de feridos nas ruas da Suécia durante as manifestações contrárias à queima do Alcorão.

OUTRA MORTE!

Na última quinta-feira (23), a influenciadora e produtora de conteúdo adulto Anna Beatriz Pereira Alves, conhecida nas redes sociais como Anna Poly, faleceu tragicamente aos 28 anos após uma queda em um hotel localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A Polícia Civil do estado está conduzindo uma investigação para esclarecer as circunstâncias que rodeiam o incidente.

Ainda esta semana, a polícia pretende ouvir novamente os três homens que estavam na companhia de Anna no momento da fatalidade, incluindo um amigo próximo que trabalhava com ela. e leia na íntegra!

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade