Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hospitais filantrópicos fazem 61% das internações de alta complexidade

Os dados foram levantados pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas. A rede pública foi responsável por 27,94% e, a rede privada, por 10,73%

8 set 2024 - 15h29
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários

As internações com perfil de alta complexidade realizadas pelos hospitais filantrópicos atingiram 61,33% em 2023 do total. Os dados foram levantados pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). A rede pública foi responsável por 27,94% e, a rede privada, por 10,73%.

Os dados foram compliados pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB)
Os dados foram compliados pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Perfil Brasil

Hospitais filantrópicos possuem mais de 184 mil leitos

Segundo a CMB, no Brasil, 1.814 hospitais filantrópicos disponibilizam 184.328 leitos (unidades de internação e UTI), sendo 129.650 destinados ao Sistema único de Saúde (SUS). Em 800 municípios brasileiros, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas estruturas hospitalares, que garantem empregos para mais de 1 milhão de pessoas.

De acordo com o levantamento, também no ano passado, os hospitais filantrópicos realizaram 67% dos atendimentos de oncologia e 65% das cirurgias de cardiologia foram feitos por essas instituições, além de 60% das cirurgias eletivas de alta complexidade.

Transplantes de órgãos

As entidades filantrópicas foram responsáveis por quase 70% dos procedimentos de transplantes de órgãos, em 2023, e estiveram à frente de 68% dos transplantes de medula óssea e 62% dos transplantes de tecidos e células.

"A rede hospitalar filantrópica é a base do SUS (Sistema Único de Saúde). Esses números não são apenas estatísticos, eles representam vidas salvas, cuidados oferecidos e a dedicação de milhares de profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar da nossa população. Os nossos hospitais se orgulham de seu papel e se comprometem a continuar sendo um parceiro estratégico do SUS, trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade e a eficiência do atendimento à saúde no Brasil", afirmou o presidente da CMB, Mirocles Véras à Agência Brasil.

Véras destacou ainda que ao entender que 30% do sistema de saúde são de responsabilidade dos estados e municípios, além da rede privada, fica evidente a importância e a sustentabilidade dessas instituições.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade