Hospitais no RS suspendem atendimentos eletivos a segurados do IPE Saúde, afetando milhares
Medida entra em vigor em 6 de maio e atinge cerca de 25 mil pessoas, enquanto instituições reclamam dos valores de remuneração.
Um grupo de 18 hospitais anunciou a suspensão dos atendimentos eletivos a segurados do IPE Saúde, plano mantido pelo governo do Rio Grande do Sul para servidores públicos, afetando aproximadamente 1 milhão de beneficiários. A medida passará a vigorar a partir do dia 6 de maio.
De acordo com representantes hospitalares, a decisão impactará cerca de 25 mil pessoas que já possuíam consultas, exames e procedimentos agendados. Nas situações de emergência, somente pacientes com risco de vida serão atendidos.
A suspensão não afetará os cerca de 2,4 mil atendimentos a pacientes já internados ou em tratamentos específicos como radioterapia, quimioterapia e hemodiálise.
As 18 instituições envolvidas respondem por 60% dos atendimentos do plano de saúde. Elas afirmam ter prejuízos anuais de R$ 154 milhões devido às atuais tabelas de remuneração do IPE.
O diretor-presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann, declarou ter recebido com "certa surpresa" a decisão dos hospitais, ressaltando que o órgão mantém diálogo com as entidades e que o bem-estar dos segurados é prioritário.
A crise no IPE teve origem em 2023, quando o governador Eduardo Leite (PSDB) propôs uma reestruturação do plano, aprovada pela Assembleia Legislativa. O aumento das contribuições dos servidores e outras medidas geraram descontentamento entre os beneficiários e os hospitais, que alegam insuficiência nos repasses. Em 2023, médicos chegaram a paralisar o atendimento em protesto.
Segue a lista dos hospitais que anunciaram a suspensão dos atendimentos:
Hospital Divina Providência (Porto Alegre)
Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre)
Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre)
Hospital São Lucas (Porto Alegre)
Santa Casa de Porto Alegre
Hospital Tacchini (Bento Gonçalves)
Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul
Hospital Santa Lúcia (Cruz Alta)
Hospital de Caridade de Erechim
Hospital Dom João Becker (Gravataí)
Hospital de Clínicas de Ijuí
Hospital Bruno Born (Lajeado)
Hospital de Clínicas de Passo Fundo
Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo)
Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (Santa Maria)
Hospital Vida e Saúde (Santa Rosa)
Hospital Ivan Goulart (São Borja)
Hospital Sapiranga