Hospital Psiquiátrico São Pedro completa 139 anos nesta quinta-feira
Saiba como visitar o Memorial da Loucura, que guarda a história do hospital e da psiquiatria gaúcha
O Memorial da Loucura, localizado no Hospital Psiquiátrico São Pedro, no bairro Partenon, Zona Leste de Porto Alegre, guarda a história do hospital e da psiquiatria gaúcha. O prédio, inaugurado em 1884, possui móveis, equipamentos médicos, fotos, documentos e objetos que retratam mais de um século de trajetória.
Durante seu auge, nas décadas de 1960 e 1970, o hospital, que celebra 139 anos nesta quinta-feira (29), chegou a abrigar cinco mil internados. Atualmente, apenas um paciente morador permanece no local após o esvaziamento causado pela implementação da lei antimanicomial.
O Memorial da Loucura, inaugurado em 2001, faz parte do prédio histórico do Hospital Psiquiátrico São Pedro e recebe visitas frequentes, especialmente de estudantes universitários. O local preserva o passado do hospício, que foi construído para tratar e isolar doentes mentais, criminosos, alcoólatras e pessoas que não se encaixavam nos padrões sociais. O hospital, que conta com seis blocos históricos tombados, está atualmente em processo de restauro, embora o trabalho esteja suspenso no momento.
Como visitar o Memorial da Loucura do Hospital Psiquiátrico São Pedro