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Hypermarcas compra Mantecorp por R$2,5 bilhões

20 dez 2010 - 16h30
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A empresa de bens de consumo Hypermarcas reforçou sua presença no setor de medicamentos com a compra do laboratório brasileiro Mantecorp por 2,5 bilhões de reais em dinheiro e ações. A empresa, que nasceu em 2002 e cresceu via aquisições, agora foca em crescimento orgânico e integração das operações compradas.

Com a aquisição da Mantecorp, a Hypermarcas soma mais de 4 bilhões de reais investidos em novos ativos e marcas estratégicas em 2010, ampliando a participação dos negócios com saúde no bolo de receitas do grupo para 90 por cento, afirmou o presidente da companhia, Cláudio Bergamo.

"Hoje nossos esforços estão em sermos líderes no setor de saúde; alimentos e cuidado doméstico passam a não ser principais e vamos avaliar oportunidades em 2011", comentou o executivo em teleconferência com analistas nesta segunda-feira.

A compra da Mantecorp eleva a posição da Hypermarcas no Brasil de segundo para maior grupo nacional de medicamentos. A operação também faz a empresa crescer da quinta para a segunda posição no ranking geral da indústria farmacêutica, atrás da Sanofi.

A Hypermarcas vai pagar 600 milhões de reais à vista pela Mantecorp, dona de medicamentos como Polaramine, Quadriderm e Coristina. Além disso, a empresa emitirá cerca de 1,9 bilhão de reais em novas ações, tornando a Mantecorp subsidiária integral.

A expectativa da companhia é que a compra seja concluída em janeiro do próximo ano.

A Hypermarcas emitirá 78.013.947 ações para comprar 76,23 por cento da Mantecorp e os 23,77 por cento restantes serão comprados pelos 600 milhões de reais. Às 16h01, as ações da Hypermarcas exibiam queda de 5 por cento, cotadas a 23,43 reais. Segundo os executivos, não haverá ajustes no volume de ações a ser emitido para pagar a aquisição.

Bergamo comentou que a intenção da família controladora da Mantecorp é manter as ações da Hypermarcas após a venda de sua companhia. "Eles esperam ficar com as ações, mantendo num fundo (...) querem participar do crescimento do mercado farmacêutico do país".

Após a operação, o volume de ações em circulação da Hypermarcas no mercado crescerá de 50 para 56,2 por cento. Enquanto isso, a participação dos acionistas controladores cairá de 49,9 para 43,8 por cento.

Com a aquisição da Mantecorp, a Hypermarcas ingressa no mercado de dermocosméticos com produtos na área de proteção solar e hidratante. A empresa, que em cerca de 9 anos de operação contabiliza mais de 30 aquisições, torna-se também principal fornecedor para farmácias do país.

Em 2010, a Mantecorp contabiliza receita líquida de 572 milhões de reais, com margem bruta de 65 por cento. Em 2011, a empresa deverá ser mantida como negócio independente do grupo de bens de consumo, com uma integração ocorrendo depois disso. Segundo Bergamo, a Hypermarcas não tem intenção de apressar a integração da Mantecorp, que tem cerca de 1.500 funcionários.

A Hypermarcas afirma que enxerga "múltiplas sinergias operacionais em várias frentes", entre elas equipes de vendas a farmácias e de visitas a médicos. Além disso, a companhia pretende lançar produtos da Neo Química — laboratório comprado no final de 2009 por 1,3 bilhão de reais— com a marca da Mantecorp.

Em novembro, o grupo de bens de consumo anunciou três aquisições, totalizando 251,5 milhões de reais.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

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