Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Impasse na coleta de lixo gera transtornos e acúmulos em diversos bairros de Porto Alegre

Segundo os relatos, o lixo orgânico não é recolhido em vários pontos há mais de uma semana

18 set 2023 - 10h56
Compartilhar
Exibir comentários

As reclamações sobre contêineres de lixo transbordando voltaram a surgir nesta segunda-feira (18) em diversos locais da Capital. Através de apuração de GZH, foi constatado que os contêineres nos bairros Azenha, Cidade Baixa, Menino Deus e Floresta estavam completamente lotados de lixo, muitos deles sem tampa. Isso resultou em sacos plásticos espalhados ao redor, muitos dos quais já rasgados. Segundo os relatos, o lixo orgânico não é recolhido em vários pontos há mais de uma semana.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Na Rua José Honorato dos Santos, na Azenha, o lixo se acumulava na calçada, e a mesma situação podia ser observada nas ruas Jornal do Brasil e José de Alencar. Já na Rua Ernesto Alves, no bairro Floresta, uma pilha de sacos plásticos se estendia pela calçada.

O departamento de jornalismo do Porto Alegre 24 Horas entrou em contato com a secretaria responsável, que enviou uma nota de esclarecimento. (Leia abaixo)

Em julho deste ano, o Consórcio POA KA Plus, formado pelas empresas Kawwa Serviços e Empreendimentos LTDA e Plural Serviços Técnicos, apresentou uma carta de desistência da operação da coleta automatizada de lixo por meio de contêineres em Porto Alegre. A Plural havia vencido a licitação realizada em 3 de julho para operar o serviço na cidade.

Confira a nota:

"Sobre a coleta de lixo automatizada, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb), informa que irá se manifestar nos próximos dias sobre a resposta do recurso da empresa Porto Alegre Limpa, atual responsável pelo serviço. Qualquer informação antes da publicação da decisão, será prejudicial ao processo. A SMSUrb informa, também, que a coleta de lixo segue, com reforço no número de equipes e caminhões, que trabalham inclusive aos domingos, e pede, que todos os problemas sejam encaminhados pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. Em caso de eventuais falhas na coleta, uma força-tarefa da prefeitura auxilia com caminhões extra de coleta domiciliar, além de equipes de fiscalização em todos os 19 bairros."

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade