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Implantação de BRT entre Goiás e Distrito Federal será debatida no Senado

A iniciativa tem como objetivo abordar questões de mobilidade urbana e integração regional, visando melhorar o transporte público e reduzir o tráfego nas rodovias que conectam essas duas regiões

27 jun 2024 - 14h33
(atualizado às 15h03)
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O Senado promoverá uma audiência pública para discutir a implementação de um sistema de BRT (Bus Rapid Transit) entre Goiás e o Distrito Federal.

A audiência pública foi solicitada pelo senador Jorge Kajuru
A audiência pública foi solicitada pelo senador Jorge Kajuru
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado / Perfil Brasil

A iniciativa tem como objetivo abordar questões cruciais de mobilidade urbana e integração regional, visando melhorar o transporte público e reduzir o tráfego nas rodovias que conectam essas duas importantes regiões. A audiência será na próxima quinta-feira (4), às 9h.

O BRT é uma solução de transporte coletivo que utiliza corredores exclusivos para ônibus, garantindo maior rapidez e eficiência nas viagens. A proposta prevê a criação de um corredor que ligará cidades goianas ao Distrito Federal, proporcionando uma alternativa viável e moderna ao transporte individual. O debate foi sugerido pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) por meio do requerimento REQ 46/2024-CI.

Nesse requerimento, Kajuru destaca que o Novo PAC prevê um investimento de R$ 28,3 bilhões, até 2026, "no eixo de Transporte Eficiente e Sustentável em Goiás. Entre as obras prioritárias, destaca-se o BRT que ligará Luziânia a Brasília e o Contorno de Goiânia (BR-153)".

"A implantação desses projetos é crucial para a mobilidade urbana, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos de Goiás e do Distrito Federal", explicou Kajuru.

A criação do BRT entre Goiás e o Distrito Federal é vista como uma medida estratégica para o desenvolvimento sustentável da região. O sistema promete reduzir o tempo de deslocamento, diminuir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade de vida dos habitantes, além de incentivar o uso do transporte público.

* Matéria publicada com informações da Agência Senado.

Perfil Brasil
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