Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndios em Los Angeles ameaçam casas de Arnold Schwarzenegger e LeBron James

Chamas de Palisades mudaram de direção neste sábado, 11, e ameaçam bairros de luxo na Califórnia

11 jan 2025 - 23h04
Compartilhar
Exibir comentários
Casa em chamas em Mandeville Canyon, Los Angeles, na Califórnia
Casa em chamas em Mandeville Canyon, Los Angeles, na Califórnia
Foto: Lokman Vural Elibol/Anadolu via Getty Images

O fogo que estava concentrado em Pacific Palisades em Los Angeles, na Califórnia, mudou de direção neste sábado, 11, e ameaça novas regiões. Autoridades emitiram uma nova ordem de evacuação obrigatória para os bairros de luxo Brentwood e Encino, à medida em que o incêndio atinge o bairro de Mandeville Canyon.

Personalidades da mídia como o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, o jogador de basquete, LeBron James, e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, têm residências nestes locais. Além disso, o Getty Center, um dos maiores museus de Los Angeles, está em Brentwood. 

Segundo autoridades locais, há pelo menos seis incêndios em andamento, sendo o de Palisades o maior. As chamas começaram na última terça-feira, 7, e, até o momento, 11 pessoas morreram e 13 estão desaparecidas. 

"O Condado de Los Angeles teve outra noite de terror e sofrimento inimagináveis", disse o supervisor do Condado de Los Angeles, Lindsey Horvath à BBC. Em Palisades, por exemplo, o fogo já consumiu mais de 9 mil hectares. Juntos, os focos de incêndio consumiram mais de 145km².

A Califórnia recebeu ajuda de outros sete estados vizinhos, do governo federal, do Canadá e do México. Cerca de 153 mil moradores receberam ordem de evacuação imediata, enquanto outros 166 mil foram alertados de que também podem precisar evacuar. 

Robert Luna, xerife do condado de Los Angeles, informou à BBC que cães farejadores estão auxiliando 40 equipes de busca e resgate a vasculhar os bairros desvastados e, por isso, o número de mortos pode aumentar.

Um homem foi preso após ser apontado como suspeito de ter iniciado o fogo que provocou o maior incêndio da história de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, nesta semana. Celebridades como Henry Winkler, Alison Sweeney e Chris Brown levantaram a tese de que o fogo teria iniciado de forma criminosa, e a polícia investiga. 

A destruição causada pelos incêndios deixou mais de 10 mil imóveis totalmente irreconhecíveis. Entre os moradores que perderam tudo estão celebridades que viviam na área, como Paris Hilton, Denise Crosby, Milo Ventimiglia, Leighton Meester e outros.

Ao jornal Daily Mail, moradores informaram que uma pessoa ligou para o serviço de emergências 911 para relatar que um homem estava ateando fogo em um quarteirão por volta das 16h30. Ele foi preso e levado para a delegacia de Topanga. O suspeito é morador de rua e tem cerca de 30 anos, segundo o jornal New York Post.

A hipótese de incêndio criminoso foi levantada pelo comediante e ex-militar Henry Winkler, de 79 anos. Ele viralizou nas redes sociais com a tese e ganhou apoio de outros famosos. Após a confirmação de um suspeito responsável pelo fogo, Winkler atualizou sua postagem inicial, acrescentando: “Um sob custódia até agora”.

Bairros inteiros foram devastados por incêndios nos arredores de Los Angeles. Fortes rajadas de vento pioraram a situação, deixando as chamas fora de controle. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, informou que os ventos são formados devido à “seca extrema”, e são chamados de ventos de “Santa Ana”, comuns no outono e inverno da Califórnia. Essa é a maior intensidade destes ventos desde 2011, segundo meteorologistas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade