Ainda que tenham aumentado os investimentos em espaços exclusivos para pedalar nos últimos anos, as ciclovias das metrópoles brasileiras são, em geral, curtas e isoladas comparadas às das grandes cidades europeias. A maior rede cicloviária do País, a do Rio de Janeiro, ainda é pouco mais da metade da de Paris. Se a construção de ciclovias não acompanha nem de longe o ritmo da entrada em circulação de novos veículos, a receita para prevenir acidentes está na educação - tanto de motoristas quanto de ciclistas. A maior cidade do País, por exemplo, investiu na combinação de programas de conscientização no trânsito e construção de novas ciclovias, e começa a colher os frutos: apesar de contar com apenas 70,7 km de espaço exclusivo para as bicicletas, São Paulo viu reduzir, de 2005 a 2011, 47% das mortes de ciclistas em suas ruas, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego.
Confira neste especial do Terra a situação das ciclovias em algumas cidades brasileiras, dicas para se proteger de acidentes e os projetos que incentivam o uso da bicicleta.
Em fevereiro de 2011, grupo de ciclistas foi atropelado durante passeio
Foto: Ramiro Furquim/Agência Freelancer Especial para Terra