Criminalidade em alta

O ano ainda não terminou, mas entra na reta final com um panorama preocupante em São Paulo. Nos primeiros oito meses de 2012, houve crescimento na criminalidade no Estado se comparado com o mesmo período de 2011. Foi registrado aumento no número de vítimas de homicídio doloso e de latrocínio (roubo seguido de morte), além de alta nos casos de estupro, tentativa de homicídio, tráfico de entorpecentes, e roubo e furto de veículo. Em compensação, houve queda nas ocorrências de roubo a banco.

Se forem levados em conta somente os números de agosto do ano passado em relação ao deste ano, a realidade é quase a mesma. No crime de estupro, por exemplo, houve um crescimento de 31,85% nos casos no Estado. Agosto deste ano, aliás, foi o mês que mais teve ocorrências em 2012: foram 1.184.

Embora o comparativo entre agosto de 2011 e deste ano apresente queda no número de vítimas de latrocínio (-55,56%), roubo de veículo (-0,95%) e roubo a banco (-63,16%), no acumulado dos primeiros oito meses, comparado ao ano passado, a criminalidade também está em alta. Assim como no Estado, a exceção fica nos casos de roubo a banco (-34,82%).

Procurada pela redação do Terra, ninguém da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo quis se manifestar.

Confira a seguir os números no Estado e na capital.