Bill Clinton e George Bush durante o debate na Universidade Estadual de Michigan, em East Lansing
Foto: AFP
A série de debates da eleição presidencial foi sem precedentes por ser a primeira a contar com três candidatos: George H. W. Bush, republicano tentando a reeleição; o democrata Bill Clinton, governador pelo Estado do Arkansas; e Ross Perot, o candidato independente do Texas.
O estilo simples e bem humorado de Perot lhe rendeu elogios no primeiro debate, realizado na cidade de St. Louis, no Missouri, no dia 11 de outubro. Já Clinton foi descrito como cauteloso, com exceção de um embate com Bush sobre sua participação em protestos contra a Guerra do Vietnã na Inglaterra, que se tornou o momento mais dramático da noite; o democrata se concentrou nos problemas econômicos do país e nas falhas da administração republicana. Ele e Bush passaram a maior parte do debate se atacando e nenhum deles focou em Perot.
O segundo debate ocorreu em 15 de outubro na cidade de Richmond, na Virgínia. Os candidatos não utilizaram púlpitos, mas caminharam em um palco aberto, cercados pela plateia. O público presente não se mostrou interessado em ataques pessoais e queria ouvir as propostas dos candidatos. Os temas principais foram questões domésticas e econômicas, as duas áreas mais fracas de Bush.
O terceiro e último debate, realizado na cidade de East Lansing, no Michigan, no dia 19 de outubro, foi marcado por perguntas sobre os problemas de credibilidade dos candidatos com os eleitores.
No dia 3 de novembro, Bill Clinton ganhou a eleição e se tornou o 42º presidente dos Estados Unidos com uma ampla margem nos colégios eleitorais, recebendo 43% dos votos populares contra 37% de Bush e 19% de Perot.
Bill Clinton enfrenta o candidato republicano Bob Dole na Universidade de San Diego, na Califórnia
Foto: AFP
As eleições de 1996 foram disputadas pelo então presidente democrata Bill Clinton e o republicano Bob Dole, senador pelo Estado do Kansas. Ross Perot tentou concorrer novamente como candidato independente, mas acabou recebendo menos atenção da mídia e foi excluído dos debates presidenciais.
O ano teve dois debates. O primeiro teve lugar na cidade de Hartford, em Connecticut, no dia 6 de outubro, com uma audiência de 46 milhões de pessoas. O segundo debate presidencial aconteceu no dia 16 de outubro na cidade de San Diego, na Califórnia, e somou mais de 36 milhões de espectadores.
No primeiro debate, Bob Dole atacou a administração Clinton com referências oblíquas aos padrões éticos do presidente.
O humor afiado do republicano definiu o confronto. Seus comentários para Clinton eram marcados pelo sarcasmo e de uma repreensão mal velada. Enquanto Clinton acusava Dole de ser influenciado pela indústria tabagista, Dole culpava Clinton pelo do uso de drogas entre jovens.
No segundo debate, as questões domésticas foram o foco. Isso se refletiu nas perguntas que a plateia fez aos candidatos. Educação, sistema de saúde, impostos, drogas, tabaco e crime dominaram as perguntas. Clinton acabou se reelegendo com uma margem substancial sobre o republicano tanto nos colégios eleitorais como no voto popular. O democrata abocanhou 379 votos nos colégios, deixando apenas 159 para o republicano. Ross Perot ficou com 8% dos votos populares, metade do obtido em 1992.
George W. Bush e Al Gore participam do debate na Universidade de Massachusetts
Foto: AFP
A corrida eleitoral presidencial de 2000 foi disputada pelo então vice-presidente, o democrata Al Gore, e o republicano George W. Bush, governador do Texas e filho do ex-presidente George H. W. Bush. O pleito foi marcado pela controvérsia em torno dos 25 votos do colégio eleitoral Estado da Flórida e o processo de recontagem dos votos. Num evento incomum, Bush se elegeu por uma pequena margem de votos dos colégios eleitorais (271 contra 266 de Gore), mas recebeu 544 mil votos a menos da população do que seu concorrente.
O primeiro debate da corrida eleitoral de 2000 ocorreu no dia 3 de outubro, na cidade de Boston, no Massachusetts. Al Gore se afirmou cético a respeito da capacidade de liderança de Bush, no que o republicano replicou falando sobre sua experiência
como governador do Estado do Texas. Sobre economia, Gore e Bush falaram a respeito de seus distintos planos econômicos, quanto do superávit do governo federal usariam, onde e que parte da população receberia a principal parte dos benefícios.
Com o colapso do regime de Milosevic na Iugoslávia, a política externa foi um dos principais temas do segundo debate, na cidade de Winston-Salem, na Carolina do Norte, no dia 11 de outubro. George W. Bush falou sobre como o país deveria exercer seu poderio militar ao redor do mundo. O terceiro debate ocorreu no dia 17 de outubro, na cidade de Saint Louis, no Estado do Missouri. Neste debate ficaram claras as diferenças entre os planos de Gore e Bush, especialmente nas questões relacionadas à saúde.
George W. Bush e o democrata John Kerry participam do debate na Universidade Estadual do Arizona, em Tempe
Foto: AFP
Três debates presidenciais e um entre vice-presidentes foram realizados nas eleições de 2004, disputadas por George W. Bush, então presidente, e John Kerry, senador democrata pelo Estado de Massachusetts. Em mais uma eleição apertada, Bush venceu John Kerry por 286 votos dos colégios eleitorais contra 251.
O primeiro debate ocorreu em 30 de setembro, na cidade de Coral Gables, na Flórida, com o foco das perguntas na política externa. Kerry acusou Bush de não conseguir apoio internacional suficiente na invasão do Iraque em 2003, afirmando que os únicos países a apoiar os Estados Unidos foram o Reino Unido e a Austrália. “Este presidente cometeu, e eu lamento dizê-lo, um enorme erro de julgamento”, disse Kerry, afirmando que Bush foi precipitado ao invadir o país.
O segundo debate ocorreu na cidade de Saint Louis, no Missouri, no dia 8 de outubro, onde os candidatos responderam perguntas feitas pela plateia. Depois de ser descrito como carrancudo no primeiro debate, Bush tentou desviar as críticas brincando sobre um dos comentários de Kerry. Depois de discutirem a política do país no Iraque, os candidatos foram perguntados sobre saúde, meio ambiente e impostos.
O terceiro debate ocorreu na cidade de Tempe, no Arizona, no dia 13 de outubro. Durante o debate, Bush sorriu o tempo inteiro, enquanto Kerry se manteve sério. Segundo especialistas, o sorriso constante de Bush era uma forma de dizer que ele sequer levava Kerry a sério como um oponente e que fazia questão de que toda a nação soubesse. Bush também ignorou e não respondeu perguntas que não o interessaram.
O atual presidente Barack Obama e o senador John McCain participam do terceiro debate de 2008, na Universidade de Hofstra, em Hempstead, NY
Foto: AFP
Barack Obama, senador democrata pelo Estado de Illinois, e John McCain, senador republicano pelo Estado do Arizona, disputaram as eleições presidenciais de 2008. Obama venceu McCain tanto nos votos populares quanto nos colégios eleitorais, recebendo a maior quantidade de votos para um presidente dos Estados Unidos na história do país. Ele venceu com um total de 365 votos do colégio eleitoral contra 173 de McCain.
O primeiro debate ocorreu no dia 26 de setembro, na cidade de Oxford, no Estado do Mississippi. Apesar de este debate ser
programado para tratar de política externa e segurança nacional, sua primeira metade debateu a crise financeira.
O segundo debate ocorreu na cidade de Nashville, no Tennessee, no dia 7 de outubro. As primeiras cinco perguntas do debate foram relacionadas a economia e a quem os candidatos nomeariam como Secretário do Tesouro.
O terceiro debate ocorreu na cidade de Hempstead, em Nova York, no dia 15 de outubro, focado em política doméstica e economia.