Uma viagem aos Estados mais republicanos e mais democratas dos Estados Unidos

Na terça-feira, 6 de novembro de 2012, os Estados Unidos vão às urnas para escolher entre um segundo governo democrata com Barack Obama ou pela eleição de um novo líder republicano com Mitt Romney. Será, ao que indicam as pesquisas, uma das eleições mais disputadas da história recente americana, na qual se expõe, de modo claro e equilibrado, a cisão política fundamental do bipartidarismo deste país.

Mas quais são as faces desta divisão? O que faz com que uma criança americana cresça e se torne um indivíduo tão identificado com a ideologia do Partido Republicano, o antigo Grand Old Party erigido sobre o mito dos Pais Fundadores da maior democracia da América do Norte – ou então com a filosofia do Partido Democrata, organização política mais identificada com o pensamento progressista e que tem como um dos grandes símbolos o New Deal de Franklin Delano Roosevelt?

Para melhor entender os tipos ideais republicano e democrata, o Terra partiu em busca de seus representantes. Com base em uma pesquisa do Instituto Gallup sobre os Estados mais solidamente identificados com esta ou aquela ideologia política, os repórteres Carla Ruas, Cleide Klock e Patrick Brock percorreram seis unidades federativas para investigar as razões históricas, sociais e econômicas que propiciam o desenvolvimento de convicções e interpretações tão distintas a respeito de temas fundamentais como a liberdade, a religião, o mercado e o papel do governo.

O resultado pode ser constatado no mapa a seguir. Percorra as sendas políticas americanas e conheça histórias da sociedade e de personagens reais que fazem de Idaho, Utah e Wyoming fortalezas republicanas e de Rhode Island, Havaí e Washington DC berços democratas. Cada unidade federativa constitui um capítulo desta caravana, que será apresentada ao longo dos últimos dias da acirrada eleição de 2012.