Os encierros, como são conhecidas as tradicionais corridas de touros, são o ponto alto de São Firmino. As origens desta tradição remontam à necessidade de se transferir os touros de fora dos muros da cidade para a arena de touros de Pamplona. Os encierros acontecem de 7 a 14 de julho e começam nos currais de Santo Domingo às 8h em ponto.
Após fogos de artifício anunciarem a largada, os touros partem em disparada e percorrem o percurso de 825 metros em entre três e quatro minutos, mais ou menos. Mas há registros de encierros com até mais de 10 minutos, devido a animais retardatários que se desgarram da manada.
Para tentar controlar a “loucura” que toma conta do percurso após a largada dos touros, uma ampla equipe de pastores trabalha para que eles cheguem à arena, impedindo que foliões incitem os touros e os façam sair de sua rota. Além deles, especialistas aguardam no palco das touradas para ajudar os participantes a se protegerem. Apesar da preocupação com a segurança, inúmeros acidentes são registrados anualmente.