2009: homem do ano
Com a atuação de Lula nas principais questões internacionais, como o combate ao aquecimento global e a solução de impasses diplomáticos, o presidente brasileiro figurou nas listas de pessoas mais influentes do mundo, sendo considerado o "homem do ano" de 2009 pelos jornais Le Monde, da França, e El País, da Espanha.
Em texto assinado pelo primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, o jornal El País define Lula como "o homem que surpreende o mundo". No texto, Zapatero diz sentir "profunda admiração" pelo brasileiro. "O mundo tem se dado conta de que o Brasil é muito mais que Carnaval, futebol e praias. É um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada e está chamado a desempenhar nas décadas seguintes uma liderança política e econômica crescente no mundo, assim como já vem fazendo na América Latina com sucesso", afirma Zapatero.
No ano passado, Lula também foi escolhido pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 personalidades que moldaram a última década. Já a revista Time incluiu Lula na lista das 25 pessoas mais influentes do mundo, descrevendo-o como um "filho genuíno da classe trabalhadora".