Doutor Lula

Quando tomou posse, Lula chorou ao dizer que o primeiro diploma que recebia na vida era o de presidente do Brasil. Só que, atualmente, está faltando espaço na parede do ex-presidente para tantos diplomas, títulos e homenagens.

Lula recebeu nada menos que 13 títulos de Doutor Honoris Causa de diversas instituições do Brasil e do exterior: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais; Universidade de Coimbra, em Portugal; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Instituto de Estudos Políticos de Paris – conhecido como Sciences Po; Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

“Orgulho-me de ter criado 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias, nas mais diversas regiões do País. Sem falar nas 214 escolas técnicas”, disse o ex-presidente na cerimônia de recebimento do título da Universidade de Coimbra, em março de 2011.