Paris, França

Com um trânsito de veículos denso e muitas vezes complicado, Paris tem incentivado sistematicamente uma política de transporte coletivo e ciclismo. A cidade adota, desde a década de 90, uma rede de ciclovias que vem sendo ampliada, e, atualmente, já é considerada a maior da Europa. Na capital francesa, mais de 20 mil biciletas e 1,4 mil terminais de aluguel são disponibilizados à população, no serviço batizado de "Vélib". As ciclovias se extendem por mais de 370 km.
Na cidade luz, milhares de bicicletas são alugadas diariamente por pessoas que não querem passear, mas chegar ao trabalho ou a locais de compromissos. O "Vélib" é ligado aos outros meios do sistema de transporte público de Paris. É possível, por exemplo, pegar uma bicicleta em uma estação do metrô, se dirigir até um ponto da cidade, e deixá-la em um terminal do serviço.
Além do tráfego pesado - porém imensamente inferior ao de metrópoles como Pequim, Cidade do México e São Paulo - andar de carro em Paris exige paciência para estacionar. Em quase todas as ruas e avenidas é preciso pagar para deixar o veículo. As belas avenidas projetadas no século XIX também tornam o trânsito mais lento. Além do "Vélib", os parisienses ainda contam como principais alternativas as redes de ônibus, e, principalmente, de metrô, com 14 linhas, sendo o terceiro maior da Europa. Ainda há linhas ferroviárias suburbanas que agilizam a ligação com toda a região metropolitana.